Inclusão social na educação superior

Autores/as

  • Maria do Carmo de Lacerda Peixoto Universidade Federal de Minas Gerais

Resumen

O artigo aborda o conceito de inclusão social em relação com seu oposto, o conceito de exclusão social. Busca traçar a trajetória de ambos os conceitos na literatura sociológica, identificando situações nas quais a abordagem desses conceitos tem tido repercussão mais acentuada. Nessa perspectiva, discute como diferentes formas de tratamento da questão transparecem nas análises do processo de desenvolvimento econômico e social. No espaço ocupado pela problemática no contexto da sociedade globalizada, as ações afirmativas são vistas como um modo de focalização das políticas sociais. O artigo se encerra com a discussão das tendências de desenvolvimento do conceito no campo teórico e político e das suas implicações em termos da proposição de políticas para a formulação e implementação de políticas para promover a inclusão na educação superior.

Biografía del autor/a

Maria do Carmo de Lacerda Peixoto, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Educação Brasileira (UFRJ). Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Diretora da Diretoria de Avaliação Institucional da UFMG.

Citas

AMIN, Samir. Capitalism in the Age of Globalization: the Management of Contemporary Society.London: Verso, 1997.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.

BURCHARDT, Tania; LE GRAND, Julian; PIACHAUD, David. Introduction. In: HILLS, John; LE GRAND,Julian; PIACHAUD, David (Eds.). Understanding Social Exclusion. Oxford: Oxford University Press, 2002.

CAMILLONI, Alicia R. W. El concepto de inclusión educativa: definición y redefiniciones. Políticas Educativas, Campinas, v. 2, n. 1, p. 1 -12, dez. 2008.

CASTEL, Robert. As armadilhas da exclusão. In: WANDERLEY, Mariângela B.; BÓGUS, Lúcia; YASBEK, Maria Carmelita (Orgs.). Desigualdade e a questão social. São Paulo: Educ, 2004.

CHAUÍ, Marilena. Escritos sobre a universidade. São Paulo: Editora UNESP, 2001.

COMISIÓN DE LAS COMUNIDADES EUROPEAS. Hacia una Europa de la solidaridad. Intensificación de la lucha contra la exclusión social y la promoción de la integración. Bruxelas: COM, 1992.

COSTA, Bruno L.; CARNEIRO, Carla B. L. Implicações do enfoque da exclusão social sobre as políticas públicas: desafios para o desempenho governamental. Belo Horizonte: Escola de Governo da Fundação João Pinheiro, texto para discussão n. 08, maio de 2004.

COSTA, Ricardo. Usos e abusos da exclusão social como conceito explicativo das novas desigualdades: uma crítica marxista. Comunicação apresentada no III Congresso Internacional Karl Marx, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, novembro 2008.

CURY, Carlos R. J. Políticas inclusivas e compensatórias na educação básica. Educação e Sociedade, Campinas, v. 35, n. 124, p. 11-32, jan./abr. 2005.

D’AVILA, Jerry; LESSER, Jeffrey. As cotas através de um espelho distorcido, acertos e desacertos das ações afirmativas no discurso da educação no Brasil. In: PEIXOTO, Maria do Carmo L.; ARANHA, Antônia V. (Orgs.). Universidade pública e inclusão social: experiência e imaginação. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008. p. 121-138.

DUPAS, Gilberto. Tensões contemporâneas entre público e privado. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas), São Paulo, v. 35, p. 33-42, 2005.

FERES Jr., João; ZONISEIN, Jonas. Introdução: ação afirmativa e desenvolvimento. In: FERES Jr., João; ZONINSEIN, Jonas (Orgs.). Ação afirmativa e universidade, experiências nacionais comparadas. Brasília: Ed. UnB, 2006. p. 9-45.

FERREIRA, Mônica D. P. As armadilhas da exclusão: um desafio para a análise. In: Reunião Anual da Anped. 25., setembro de 2002, Caxambu. Anais... Caxambu, 2002.

HOFBAUER, Andreas. Ações afirmativas e o debate sobre o racismo no Brasil. Lua Nova, São Paulo, n. 68, p. 9-56, 2006.

LAPLANE, Adriana. Uma análise das condições para a implementação de políticas de educação inclusiva no Brasil e na Inglaterra. Educação e Sociedade, Campinas, v. 27, n. 96, p. 689-716, número especial, 2006.

LENOIR, René. Les Exclus. Un Français sur dix. Paris: Le Seuil, 1974.

MARTINS, José de Souza. Exclusão social e a nova desigualdade. São Paulo: Paulus, 1997.

______. A sociedade vista do abismo: novos estudos sobre exclusão, pobreza e classes sociais. Petrópolis: Vozes, 2003.

MINGIONE, Enzo. Fragmentação e exclusão: a questão social na fase atual de transição das cidades nas sociedades industriais avançadas. Dados, Rio de Janeiro, v. 41, n. 4, p. 673-700, 1998.

MOEHLECKE, Sabrina. Ação afirmativa no ensino superior: entre a excelência e a justiça racial. Educação e Sociedade, Campinas, v. 25, n. 88, especial, p. 757-776, out. 2004.

MORAES, Reginaldo C. Globalização e políticas públicas: vida, paixão e morte do Estado nacional? Educação e Sociedade, Campinas, v. 25, n. 87, p. 309-333, maio/ago. 2004.

PINO, Mauro Del. Política educacional, emprego e exclusão social. In: GENTILLI, Pablo; FRIGOTTO, Gaudêncio (Orgs.). A cidadania negada: políticas de exclusão na educação e no trabalho. São Paulo: Cortez, 2006. p. 65-88.

POCHMANN, Márcio; CAMPOS, André; AMORIM, Ricardo; SILVA, Ronnie (Orgs.). Atlas da exclusão social no Brasil. São Paulo: Cortez, 2004. v. 2 (Dinâmica e manifestação territorial).

______. Atlas da exclusão social no Brasil. São Paulo: Cortez, 2004. v. 3: Os ricos no Brasil. RACZYNSKI, Dagmar (Ed.). Strategies to combat poverty in Latin America. New York: BIRD/The Johns Hopkins University Press, 1995.

RIOUX, Liliane. Les dimensions spatiale et culturelle de la marginalité. Une approche psychosociologique. In: GUILLAUD, Dominique; SEYSSET, Maorie; WALTER, Annie (Orgs.). À Joël Bonnemaison, Le voyage inachevé... Paris: Orstom/Prodig, 1998. p.635-640.

RUSSELL, Paulette G. Ação afirmativa e iniciativas de promoção da diversidade na educação superior americana: o envolvimento das instituições na criação de ambientes inclusivos de aprendizado. In: FERES Jr., João; ZONINSEIN, Jonas (Orgs.). Ação afirmativa e universidade, experiências nacionais comparadas. Brasília: Ed. UnB, 2006. p. 202-226.

SPOSATI, Aldaíza. Exclusão social abaixo da linha do Equador, exposição apresentada no seminário Exclusão Social, realizado na PUCSP em 23 de abril de 1998.

______. A fluidez da inclusão/exclusão social. Ciência e Cultura, São Paulo, ano 58, n. 4, p. 4-5, out./nov./dez. 2006.

STAVENHAGEN, Rodolfo. Sociología y Subdesarrollo. México: Nuestro Tiempo, 1981.

WORLD BANK. Globalization, Growth and Poverty: building na inclusive world economy. New York: Oxford University Press, 2002.

WACQUANT, Loïc. Os condenados da cidade: estudos sobre marginalidade avançada. Rio de Janeiro: Revan/FASE, 2001.

Publicado

2013-06-05

Cómo citar

Peixoto, M. do C. de L. (2013). Inclusão social na educação superior. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (30). Recuperado a partir de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/157

Número

Sección

Dossiê