Inclusão social na educação superior
Abstract
O artigo aborda o conceito de inclusão social em relação com seu oposto, o conceito de exclusão social. Busca traçar a trajetória de ambos os conceitos na literatura sociológica, identificando situações nas quais a abordagem desses conceitos tem tido repercussão mais acentuada. Nessa perspectiva, discute como diferentes formas de tratamento da questão transparecem nas análises do processo de desenvolvimento econômico e social. No espaço ocupado pela problemática no contexto da sociedade globalizada, as ações afirmativas são vistas como um modo de focalização das políticas sociais. O artigo se encerra com a discussão das tendências de desenvolvimento do conceito no campo teórico e político e das suas implicações em termos da proposição de políticas para a formulação e implementação de políticas para promover a inclusão na educação superior.
References
AMIN, Samir. Capitalism in the Age of Globalization: the Management of Contemporary Society.London: Verso, 1997.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.
BURCHARDT, Tania; LE GRAND, Julian; PIACHAUD, David. Introduction. In: HILLS, John; LE GRAND,Julian; PIACHAUD, David (Eds.). Understanding Social Exclusion. Oxford: Oxford University Press, 2002.
CAMILLONI, Alicia R. W. El concepto de inclusión educativa: definición y redefiniciones. Políticas Educativas, Campinas, v. 2, n. 1, p. 1 -12, dez. 2008.
CASTEL, Robert. As armadilhas da exclusão. In: WANDERLEY, Mariângela B.; BÓGUS, Lúcia; YASBEK, Maria Carmelita (Orgs.). Desigualdade e a questão social. São Paulo: Educ, 2004.
CHAUÍ, Marilena. Escritos sobre a universidade. São Paulo: Editora UNESP, 2001.
COMISIÓN DE LAS COMUNIDADES EUROPEAS. Hacia una Europa de la solidaridad. Intensificación de la lucha contra la exclusión social y la promoción de la integración. Bruxelas: COM, 1992.
COSTA, Bruno L.; CARNEIRO, Carla B. L. Implicações do enfoque da exclusão social sobre as políticas públicas: desafios para o desempenho governamental. Belo Horizonte: Escola de Governo da Fundação João Pinheiro, texto para discussão n. 08, maio de 2004.
COSTA, Ricardo. Usos e abusos da exclusão social como conceito explicativo das novas desigualdades: uma crítica marxista. Comunicação apresentada no III Congresso Internacional Karl Marx, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, novembro 2008.
CURY, Carlos R. J. Políticas inclusivas e compensatórias na educação básica. Educação e Sociedade, Campinas, v. 35, n. 124, p. 11-32, jan./abr. 2005.
D’AVILA, Jerry; LESSER, Jeffrey. As cotas através de um espelho distorcido, acertos e desacertos das ações afirmativas no discurso da educação no Brasil. In: PEIXOTO, Maria do Carmo L.; ARANHA, Antônia V. (Orgs.). Universidade pública e inclusão social: experiência e imaginação. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008. p. 121-138.
DUPAS, Gilberto. Tensões contemporâneas entre público e privado. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas), São Paulo, v. 35, p. 33-42, 2005.
FERES Jr., João; ZONISEIN, Jonas. Introdução: ação afirmativa e desenvolvimento. In: FERES Jr., João; ZONINSEIN, Jonas (Orgs.). Ação afirmativa e universidade, experiências nacionais comparadas. Brasília: Ed. UnB, 2006. p. 9-45.
FERREIRA, Mônica D. P. As armadilhas da exclusão: um desafio para a análise. In: Reunião Anual da Anped. 25., setembro de 2002, Caxambu. Anais... Caxambu, 2002.
HOFBAUER, Andreas. Ações afirmativas e o debate sobre o racismo no Brasil. Lua Nova, São Paulo, n. 68, p. 9-56, 2006.
LAPLANE, Adriana. Uma análise das condições para a implementação de políticas de educação inclusiva no Brasil e na Inglaterra. Educação e Sociedade, Campinas, v. 27, n. 96, p. 689-716, número especial, 2006.
LENOIR, René. Les Exclus. Un Français sur dix. Paris: Le Seuil, 1974.
MARTINS, José de Souza. Exclusão social e a nova desigualdade. São Paulo: Paulus, 1997.
______. A sociedade vista do abismo: novos estudos sobre exclusão, pobreza e classes sociais. Petrópolis: Vozes, 2003.
MINGIONE, Enzo. Fragmentação e exclusão: a questão social na fase atual de transição das cidades nas sociedades industriais avançadas. Dados, Rio de Janeiro, v. 41, n. 4, p. 673-700, 1998.
MOEHLECKE, Sabrina. Ação afirmativa no ensino superior: entre a excelência e a justiça racial. Educação e Sociedade, Campinas, v. 25, n. 88, especial, p. 757-776, out. 2004.
MORAES, Reginaldo C. Globalização e políticas públicas: vida, paixão e morte do Estado nacional? Educação e Sociedade, Campinas, v. 25, n. 87, p. 309-333, maio/ago. 2004.
PINO, Mauro Del. Política educacional, emprego e exclusão social. In: GENTILLI, Pablo; FRIGOTTO, Gaudêncio (Orgs.). A cidadania negada: políticas de exclusão na educação e no trabalho. São Paulo: Cortez, 2006. p. 65-88.
POCHMANN, Márcio; CAMPOS, André; AMORIM, Ricardo; SILVA, Ronnie (Orgs.). Atlas da exclusão social no Brasil. São Paulo: Cortez, 2004. v. 2 (Dinâmica e manifestação territorial).
______. Atlas da exclusão social no Brasil. São Paulo: Cortez, 2004. v. 3: Os ricos no Brasil. RACZYNSKI, Dagmar (Ed.). Strategies to combat poverty in Latin America. New York: BIRD/The Johns Hopkins University Press, 1995.
RIOUX, Liliane. Les dimensions spatiale et culturelle de la marginalité. Une approche psychosociologique. In: GUILLAUD, Dominique; SEYSSET, Maorie; WALTER, Annie (Orgs.). À Joël Bonnemaison, Le voyage inachevé... Paris: Orstom/Prodig, 1998. p.635-640.
RUSSELL, Paulette G. Ação afirmativa e iniciativas de promoção da diversidade na educação superior americana: o envolvimento das instituições na criação de ambientes inclusivos de aprendizado. In: FERES Jr., João; ZONINSEIN, Jonas (Orgs.). Ação afirmativa e universidade, experiências nacionais comparadas. Brasília: Ed. UnB, 2006. p. 202-226.
SPOSATI, Aldaíza. Exclusão social abaixo da linha do Equador, exposição apresentada no seminário Exclusão Social, realizado na PUCSP em 23 de abril de 1998.
______. A fluidez da inclusão/exclusão social. Ciência e Cultura, São Paulo, ano 58, n. 4, p. 4-5, out./nov./dez. 2006.
STAVENHAGEN, Rodolfo. Sociología y Subdesarrollo. México: Nuestro Tiempo, 1981.
WORLD BANK. Globalization, Growth and Poverty: building na inclusive world economy. New York: Oxford University Press, 2002.
WACQUANT, Loïc. Os condenados da cidade: estudos sobre marginalidade avançada. Rio de Janeiro: Revan/FASE, 2001.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.