ENEM: matriz e itens para a educação escolar

  • Maria Cecilia Guedes Condeixa

Resumo

O conteúdo deste artigo tem origem em palestras e pequenos cursos para professores da educação básica,privada ou pública, sobre avaliação em larga escala, de modo geral, e o ENEM, em particular. Apresentamosos contextos em que foram realizadas as práticas de formação e discutimos o uso de matrizes e itens doEnem como subsídios para a pedagogia que valoriza a resolução de problemas e o desenvolvimento decapacidades cognitivas e conceituais do estudante da educação básica. Decodificamos a estratégia deproblematização do antigo ENEM, denominada “situação-problema”, com características bem definidas eque foi confirmada no Novo ENEM. Além disso, compartilhamos nossas reflexões sobre impactos dessasmudanças da política pública na educação escolar.

Biografia do Autor

Maria Cecilia Guedes Condeixa
Bacharel e licenciada em Ciências Biológicas pela USP. Consultora independente em avaliação e currículo, autorade livros educativos.

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Publicado
2013-05-31
Seção
Dossiê