ENEM: matriz e itens para a educação escolar

Authors

  • Maria Cecilia Guedes Condeixa

Abstract

O conteúdo deste artigo tem origem em palestras e pequenos cursos para professores da educação básica,privada ou pública, sobre avaliação em larga escala, de modo geral, e o ENEM, em particular. Apresentamosos contextos em que foram realizadas as práticas de formação e discutimos o uso de matrizes e itens doEnem como subsídios para a pedagogia que valoriza a resolução de problemas e o desenvolvimento decapacidades cognitivas e conceituais do estudante da educação básica. Decodificamos a estratégia deproblematização do antigo ENEM, denominada “situação-problema”, com características bem definidas eque foi confirmada no Novo ENEM. Além disso, compartilhamos nossas reflexões sobre impactos dessasmudanças da política pública na educação escolar.

Author Biography

Maria Cecilia Guedes Condeixa

Bacharel e licenciada em Ciências Biológicas pela USP. Consultora independente em avaliação e currículo, autorade livros educativos.

References

BARRETO, Elba de Sá. A avaliação na educação básica entre dois modelos. Educação e Sociedade, Campinas, v. 22, n. 75, p. 48-66, ago. 2001. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=0101-733020010002&lng=pt&nrm=isso>.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Parecer n. 15, de junho de 1998. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, 1998.

______. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Parecer n. 7, de julho de 2010. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para o Ensino Básico. Brasília, 2010.

INSTITUTO Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio: documento básico. Brasília, 2000.

HORTA NETO, João Luiz. Avaliação externa de escolas e sistemas: questões presentes no debate sobre o tema. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 91, n. 227, p. 84-104, jan./abr. 2010.

MACEDO, Lino de. A Situação-problema como avaliação e como aprendizagem. In: BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): fundamentação teórico-metodológica. Brasília, 2005. p. 29-36. Disponível em: <http://www.rbep.inep.gov.br/index.php/RBEP/article/viewFile/1512/1313>.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). ENEM - Exame nacional do Ensino Médio: Matriz de referência para o Enem 2009. Brasília, 2009.

ORGANIZATION for Economic Co-Operation and Development. Assessing Scientific, Reading and Mathematical Literacy: A Framework for PISA 2006. Paris: OECD Publishing, 2006.

______. PISA 2006 Science Competencies for Tomorrow´s World. OECD, 2007. (v. 1: Analysis).

VIANNA, Heraldo M. Avaliações Nacionais em larga escala: análises e propostas. Estudos em Avaliação Educacional, n. 27, jan./jun. 2003. Disponível em: <http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1057/1057.pdf>.

Published

2013-05-31

How to Cite

Condeixa, M. C. G. (2013). ENEM: matriz e itens para a educação escolar. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (33). Retrieved from https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/74

Issue

Section

Dossiê