Educação indígena: parâmetros constitucionais, didática aplicada e proposta de um ensino realmente libertador.
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i15.534Resumen
O presente trabalho pretende ser um alerta para os educadores voltados para a questão indígena, propondo avanços para uma educação de qualidade para os indígenas no sentido de sua compreensão, ou seja, de seus parâmetros culturais, históricos e de lutas de resistência nestes quinhentos e um anos.
Usar o termo educação indígena significa deixar de lado o fato de que o índio tem um sistema próprio de educação, baseado na transmissão oral do saber coletivo e dos saberes de cada indivíduo. A educação que a sociedade envolvente tem dado para estas populações deveria lhe ser complementar, e não substituta. O termo mais adequado seria a educação escolar para o indígena.
Propomos, a partir de entrevistas e documentos produzidos pelos índios, resgatar o que é educação e ensino na concepção dos próprios indígenas, levantando elementos que ampliem as discussões a partir de novas propostas de trabalho e, juntamente com os indígenas, construir os elementos específicos para um ensino fundamental próprio. Entendemos por qualidade de ensino o fato de a inserção social e o produto dessa educação poder ser construída com a participação dos sujeitos da sociedade em questão.
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