Os números e o Sistema de Numeração Decimal: avaliação diagnóstica de estudantes da educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i59.1630

Palavras-chave:

avaliação diagnóstica, sistema de numeração decimal, ensino dos números

Resumo

O desempenho dos estudantes brasileiros em matemática nas avaliações sistêmicas tem revelado lacunas. Considerando que o domínio do Sistema de Numeração Decimal é base para aprendizagem de conceitos matemáticos, a pergunta norteadora desta pesquisa foi: o que revelaram as avaliações diagnósticas aplicadas em distintas séries no Brasil e em Portugal? O objetivo geral foi compreender aspectos em relação à aprendizagem dos números e suas operações, apresentados na resolução das avaliações diagnósticas. Para a coleta de dados, foi aplicada uma avaliação diagnóstica, seguida de sua correção e análise. Buscou-se respaldo teórico em Luckesi (2010), Caraça (2010), Vergnaud (2009), Fernandes (2006), Desprebitéris (2001), entre outros. A avaliação diagnóstica revelou pontos-chave da aprendizagem e que, especificamente nas quatro turmas em que foi aplicada, a interpretação de texto, as frações e a passagem da linguagem formal para a linguagem algébrica − na resolução de problemas − não foram aprendidas por completo. Em relação às avaliações diagnósticas, estas se constituem em um rico instrumento, capaz de mapear a situação de aprendizagem dos conceitos, servindo como ponto de retomada e redirecionamento da condução do conteúdo a ser retrabalhado, bem como revisão das práticas pedagógicas dotadas para este objetivo.

Biografia do Autor

Mônica Silva, Faculdade de Tecnologia de Sorocaba (FATEC-Sorocaba)

Doutorado em Educação pela Universidade de Sorocaba (UNISO). Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Professora assistente da Faculdade de Tecnologia de Sorocaba (FATEC-Sorocaba).

Maria Alzira de Almeida Pimenta, Universidade de Sorocaba (UNISO)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Artes pela Universidade de São Paulo (USP). Graduada em Pedagogia pela UNICAMP. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura, da Universidade de Sorocaba (UNISO). Associada ao International Study Association on Teachers and Teaching (ISATT) e ao International Council for Education on Teaching (ICET). Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Superior, Tecnologia e Inovação (GPESTI).

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental [SEF]. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Brasília, DF: Ministério da Educação [MEC]/SEF, 1998.

CARAÇA, B. J. Conceitos fundamentais da matemática. 7. ed. Lisboa: Gradiva, 2010.

CASTRO, J. P.; RODRIGUES, M. Sentido do número e organização de dados: textos de apoio para educadores de infância. Lisboa: Ministério da Educação, 2008.

CEBOLA, G. Do número ao sentido do número. In: PONTE, J. P. CONCEIÇÃO, C.; ROSENDO, A. I.; MAIA, E.; FIGUEIREDO, N.; DIONÍSIO, A. F. (Orgs.). Actividades de investigação na aprendizagem da matemática e na formação dos professores. Lisboa: Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação Secção de Educação e Matemática, 2002. p. 223-39.

DESPREBITERIS, L. A avaliação na educação básica: ampliando a discussão. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, n. 24, p. 137-46, jul./dez. 2001.

DIENES, Z. P. As seis etapas do processo de aprendizagem em matemática. São Paulo: EPU, 1975.

FERNANDES, D. Para uma teoria da avaliação formativa. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 19, n. 2, p. 21-50, 2006.

FERNANDES, D. Educação: Brasil está entre os que menos gastam com ensino primário, mas tem investimento 'europeu' em universidade, diz OCDE. BBC Brasil, [s.l.], 2017. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-41236052. Acesso em: out. 2018.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA [INEP]. Resumo técnico: resultados do índice de desenvolvimento da educação básica 2005-2019. Brasília, DF: INEP, 2015. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resultados_indice_desenvolvimento_educacao_basica_2019_resumo_tecnico.pdf

Acesso em: set. 2021.

LERNER, D.; SADOVSKY, P. O sistema de numeração: um problema didático. In:

PARRA, C.; SAIZ, I. (Orgs.). Didática da matemática: reflexões psicopedagógicas. Porto Alegre: Artmed, 1996. p. 73-155.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 6. ed. São Paulo: Cortez, 1997.

NATIONAL COUNCIL OF TEACHERS OF MATHEMATICS [NCTM]. Principles and standards for school mathematics. Reston: NCTM, 2000.

ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO [OECD]. PISA 2015: PISA: results in focus. Paris, 2018. Disponível em: http://www.compareyourcountry.org/pisa/country/ prt?lg=es. Acesso em: jan.2019.

ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO [OECD]. PISA 2009 results: executive summary. Paris, 2009, p. 7-10. Disponível em: http://www.oecd.org/ pisa/pisaproducts/46619703.pdf. Acesso em: jan. 2019.

PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens: entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999.

PORTUGAL. Programa e metas curriculares: matemática: ensino básico. Lisboa: Ministério da Educação e ciência, 2013.

VERGNAUD, G. A criança, a matemática e a realidade: problemas do ensino da Matemática na escola elementar. Curitiba: Editora da UFPR, 2009.

VERGNAUD, G. O longo e o curto prazo na aprendizagem da matemática. Educar em Revista, Curitiba, n. especial, p. 15-27, 2011.

Downloads

Publicado

2022-05-20

Como Citar

Silva, M., & Alzira de Almeida Pimenta, M. (2022). Os números e o Sistema de Numeração Decimal: avaliação diagnóstica de estudantes da educação básica. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 27(59), 193–217. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i59.1630

Edição

Seção

Artigos