Experiências de portefólios digitais no ensino superior: perspetivas de professores e estudantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i59.1566

Palavras-chave:

pedagogia no ensino superior, portefólios digitais, investigação-acção

Resumo

Neste artigo, sistematizamos a experiência decorrente de um projecto de investigação e desenvolvimento, centrado no uso de portefólios digitais como estratégia de aprendizagem e de avaliação no ensino superior Português, realizado no âmbito do programa europeu Erasmus+ KA2. No contexto nacional, o projeto desenvolveu-se numa instituição de ensino superior público politécnico, tendo-se realizado um estudo piloto com dupla finalidade: compreender as perspectivas dos estudantes e dos professores face às suas experiências com portefólios digitais; e desenvolver estratégias de aprendizagem e avaliação suportadas na sua utilização. O estudo, de natureza qualitativa − investigação-ação −, mobilizou inquéritos por questionário e por entrevista. As conclusões evidenciam contributos significativos do uso de portefólios digitais pelos estudantes, como o desenvolvimento de competências digitais e de autonomia, criatividade e responsabilidade, sendo igualmente reconhecido como estratégia de aprendizagem e avaliação significativa e motivadora. Por outro lado, apesar de uma parte significativa dos docentes já possuírem experiência com portefólios e de utilizarem suportes digitais, constatou-se que os portfefólios digitais são ainda pouco explorados como estratégia de ensino-aprendizagem e de avaliação. Assim, propuseram-se um conjunto de acções com vista à melhoria da situação, criando condições para que os professores possam ser os produtores do seu próprio conhecimento e profissão.

Biografia do Autor

Ana Luisa Oliveira Pires, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE/IPS)

Pós-doutorada em Educação pela Universidade de Lisboa (ULisboa) E Pós-doutorada em Educação pela ULisboa. Doutorada em Ciências da Educação pela Universidade Nova de Lisboa (UNL). Professora Coordenadora na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE/IPS), Portugal.

Maria Rosário Rodrigues, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE/IPS)

Concluiu o doutoramento em Multimédia em Educação pela Universidade de Aveiro (UA), coordenou, participou e integra vários projetos nacionais e internacionais de integração das tecnologias em contextos educativos. Professora coordenadora no Departamento de Ciências e Tecnologias da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE/IPS) e investigadora no Centro de Investigação em Educação e Formação do mesmo instituto.

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Publicado

2022-05-20

Como Citar

Oliveira Pires, A. L., & Rodrigues, M. R. . (2022). Experiências de portefólios digitais no ensino superior: perspetivas de professores e estudantes. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 27(59), 285–300. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i59.1566

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Artigos