A Universidade Pública na Avaliação do Plano Estadual de Qualificação (PEQ) do Ceará
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i15.537Resumo
As mudanças técnico-organizacionais no mundo do trabalho trouxeram a possibilidade de participação das universidades públicas no acompanhamento e avaliação das políticas de educação profissional. Assim, este artigo sistematiza nossa pesquisa que objetivou identificar a influência social das universidades públicas cearenses na Avaliação do Plano Estadual de Qualificação (PEQ). Percebeu-se que a contribuição das universidades na avaliação prioriza o componente quantitativo, para obter a eficácia e eficiência do Plano. Observamos que a formação profissional, aos moldes do PEQ, contribui na separação entre educação geral e profissional, distanciando os trabalhadores de uma educação básica de qualidade. Além de servir ao capital mediante a cooptação das universidades públicas, que por falta de recursos e investimentos estão gradativamente enfrentando um processo de privatização.
Palavras-chaves: Educação, Trabalho e Universidade Pública
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