A escrita nas aulas de matemática revelando crenças e produção de significados pelos alunos

Autores

  • Kelly C. Betereli A. Barbosa Rede Pública em Itatiba/SP
  • Adair Mendes Nacarato Universidade São Francisco/USF
  • Paulo César da Penha Rede Pública em Itatiba/SP

Resumo

O presente artigo refere-se a um recorte de uma pesquisa realizada com alunos de 6a e 8a séries do ensino fundamental que teve como foco a escrita nas aulas de matemática. Discutir as relações entre os processos de escrita e a produção de significados matemáticos vem-se constituindo numa profícua prática em educação matemática. Dentre a diversidade de textos que podem ser utilizados em sala de aula, trazemos para a análise duas modalidades: o texto de abertura, o qual possibilitou identificar as crenças dos alunos em relação à matemática e o seu ensino; e a escritura de cartas, que permitiram analisar as lacunas conceituais dos alunos e a forma como elas podem ser superadas com a adequada intervenção do professor.

Biografia do Autor

Kelly C. Betereli A. Barbosa, Rede Pública em Itatiba/SP

Graduada em Matemática pela Universidade S. ­Francisco. Pesquisadora de Iniciação Científica. Professora de Matemática da rede pública em Itatiba/SP.

Adair Mendes Nacarato, Universidade São Francisco/USF

Dra. em Educação pela UNICAMP. Docente do PPGSSE em Educação – Universidade São Francisco/USF.

Paulo César da Penha, Rede Pública em Itatiba/SP

Mestre em Educação pela Universidade S. Francisco.  Professor de Matemática da rede municipal de Itatiba.

Referências

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Publicado

2013-06-07

Como Citar

Barbosa, K. C. B. A., Nacarato, A. M., & Penha, P. C. da. (2013). A escrita nas aulas de matemática revelando crenças e produção de significados pelos alunos. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (26). Recuperado de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/218

Edição

Seção

Dossiê