O espaço para o aprendizado na infância de 0 a 3 anos: a experiência de instituições de Educação Infantil na Itália

Autores

  • Maria Buccolo Università Europea di Roma

DOI:

https://doi.org/10.20435/serieestudos.v30i68.2000

Palavras-chave:

educação 0-3, espaço, aprendizagem, formação profissional

Resumo

O espaço é um dos fatores determinantes no processo de aprendizado na faixa etária de 0 a 3 anos. A tradição pedagógica italiana tem como referência pedagogos que investigaram o conceito de espaço e sua importância como fator educacional. Um espaço bem estruturado influencia positivamente o desenvolvimento físico, psíquico e relacional das crianças, promovendo um crescimento positivo. Um ambiente educacional acolhedor para crianças de 0 a 3 anos permite experiências sensoriais, motoras, aprendizado, criação, comunicação, pensamento e escuta (Buccolo, 2019). A pesquisa apresentada enfoca a evolução do conceito de espaço na pedagogia da infância de 0 a 3 anos, destacando a necessidade de construir um novo contexto que apoie o processo educacional.  O debate atual sobre pedagogia considera fundamental a organização do espaço em ambientes educacionais para crianças, valorizando o contexto como complementar à didática. Emerge da experiência de formação de educadores um método de aprendizado contínuo baseado em observação, reflexão e prática. Essa abordagem busca uma construção colaborativa e inclusiva de espaços educacionais que valoriza a diversidade, garantindo um ambiente educacional colaborativo e acessível para todos. É necessário, continuar investindo na formação de educadores, visando a um planejamento mais consciente e crítico do espaço, para que a "experiência de formação-intervenção" se configure como uma oportunidade de crescimento humano e social.

Referências

AMATORI, G.; MAGGIOLINI S. Pedagogia speciale per la prima infanzia. Politiche, famiglie e servizi. Milão: Pearson, 2021.

BUCCOLO, M. ECEC practice: progettare contesti inclusivi nei servizi 0/6 tra spazi, tempi e routine. Times - Journal of Education, Technology and Social Studies, [S. l.], v. 16, p. 169-182, 2024.

BUCCOLO, M. L’educatore emozionale. Percorsi di alfabetizzazione emotiva per tutta la vita. Milão: FrancoAngeli, 2019.

DEWEY, J. Experience and education. Florença: La nuova Italia, 1958.

DEWEY, J. Democracy and education (Democracia e educação). Florença: La Nuova Italia, 1951.

EDWARDS, C.; GANDINI, L.; FORMAN, G. I cento linguaggi dei bambini. L'approccio di Reggio Emilia all'educazione dell'infanzia. Parma: Edizioni Junior, 2014.

EUROPEAN EDUCATION AND CULTURE EXECUTIVE AGENCY. Key data on early childhood education and care in Europe 2025. Luxembourg: Publications Office of the European Union, 2019.

EUROPEAN UNION. ET2020 Working Group Early Childhood Education and Care: How to recruit, train and motivate weel-qualifieldstaff. Luxembourg: Publications Office of the European Union, 2021.

GALARDINI, A. L’educazione al nido. Pratiche e relazioni. Roma: Carocci, 2020.

MARTÍNEZ-MARTÍ, M. L.; AVIA, M. D.; HERNÁNDEZ-LLOREDA, M. J. Appreciation of beauty training: A web-based intervention. The Journal of Positive Psychology, [S. l.], v. 9, p. 477-481, 2014. https://doi.org/10.1080/17439760.2014.920512. DOI: https://doi.org/10.1080/17439760.2014.920512

MONTESSORI, M. La mente del bambino. Mente assorbente. Milão: Garzanti, 2017.

MONTESSORI, M. Il bambino in famiglia. Milão: Garzanti, 1956.

MONTESSORI, M. La scoperta del bambino. Milão: Garzanti, 1948.

RESTIGLIAN, E. Designing at the crèche. Teorias e práticas educacionais. Roma: Carocci Faber, 2012.

ZHANG, J. W.; PIFF, P. K.; IYER, R.; KOLEVA, S.; KELTNER, D. An occasion for unselfing: beautiful nature leads to prosociality. Journal of Environmental Psychology, [S. l.], v. 37, p. 61-72, 2014. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jenvp.2013.11.008

Downloads

Publicado

2025-04-02

Como Citar

Buccolo, M. (2025). O espaço para o aprendizado na infância de 0 a 3 anos: a experiência de instituições de Educação Infantil na Itália. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 30(68), 10–23. https://doi.org/10.20435/serieestudos.v30i68.2000

Edição

Seção

Dossiê: Por uma ética do cuidado na docência de 0-3 anos: das pedagogias de educação infantil às didáticas na creche