As pesquisas sobre a sala de aula no campo da Didática: as temáticas de pesquisa nos artigos científicos
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i59.1615Palavras-chave:
didática, sala de aula, campos e dimensões da didáticaResumo
A presente pesquisa teve por objetivo apresentar um panorama das produções sobre a temática sala de aula na área da Didática a partir dos resumos, bem como indicar as temáticas abordadas por meio dos eixos temáticos baseados na teoria de Campos da Didática em Longarezi e Puentes (2015; 2017). A pesquisa foi desenvolvida por meio da abordagem qualitativa e caracterizou-se como do tipo estado do conhecimento. A pesquisa desenvolveu a coleta de dados na perspectiva da análise documental (CELLARD, 2005) e análise e interpretação dos dados, por meio da análise de conteúdo de Bardin (2011). Norteou este trabalho a questão sobre a configuração das pesquisas no campo da Didática no que concerne à temática sala de aula. Para tal, foram analisados sessenta e seis resumos dos artigos científicos, pertencentes ao campo da Didática, divulgados no período de 2008 a 2018. A análise indicou que a sala de aula pode ser compreendida como lugar de pesquisa quando considerada como objeto e espaço de pesquisa e quando levado em conta o contexto (ambiente) em que se pode desenvolver a ação de pesquisa. Entre os resumos analisados que apresentaram a temática sala de aula por meio do termo homônimo, quarenta e oito (ou 73%) foram classificados na categoria sala de aula como espaço de pesquisa, distribuídos entre os eixos temáticos Investigativo, Profissional e Disciplinar, com ênfase no eixo Investigativo. Na categoria sala de aula como lugar de pesquisa, foram classificados doze (ou 19%) resumos, distribuídos entre os eixos Investigativo e Profissional.
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