Aprendizagem da linguagem escrita: reflexões sobre a mediação docente

Autores/as

  • Maria Terezinha Bellanda Galuch Educação da Universidade Estadual de Maringá
  • Tânia dos Santos Alvarez da Silva Universidade Estadual de Maringá
  • Juliana Garcia de Mendonça Hanke Universidade Estadual de Maringá

Resumen

O ensino da língua escrita, no Brasil, é ainda um grande desafio para educadores e pesquisadores da área. Ancorados no entendimento de que a aprendizagem da linguagem escrita não é espontânea e deve ser um processo consciente por parte do aluno, o que envolve um ensino sistematizado, e no objetivo de refletir sobre as implicações da mediação docente nesse processo, desenvolvemos uma intervenção pedagógica com um aluno participante de um projeto de extensão voltado ao atendimento de crianças com dificuldades escolares em uma universidade estadual do estado do Paraná. Esse aluno apresentava dificuldades no processo de escolarização e, de modo mais pontual, no processo de alfabetização. O desenvolvimento da proposta contribuiu para a compreensão de que a organização e realização de atividades pedagógicas que ultrapassem a forma mecânica de ensino deve ser o alvo do trabalho docente, como também deve ser alvo desse trabalho o ensino que ultrapasse a crença na forma espontaneísta de aprender.

Palavras-chave: Linguagem escrita. Alfabetização. Mediação docente.

 

Biografía del autor/a

Maria Terezinha Bellanda Galuch, Educação da Universidade Estadual de Maringá

Professora do Departamento de Teoria e Prática e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá.

Tânia dos Santos Alvarez da Silva, Universidade Estadual de Maringá

Professora do Departamento de Teoria e Prática e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá.

Juliana Garcia de Mendonça Hanke, Universidade Estadual de Maringá

Acadêmica do curso de Letras da Universidade Estadual de Maringá.

Citas

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Publicado

2015-06-25

Cómo citar

Galuch, M. T. B., Silva, T. dos S. A. da, & Hanke, J. G. de M. (2015). Aprendizagem da linguagem escrita: reflexões sobre a mediação docente. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (39), p. 89–102. Recuperado a partir de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/836

Número

Sección

Artigos