Crianças pequenas fazendo Musicalização: contribuições dos brinquedos em processos educativos

Autores/as

  • Aline Sommerhalder
  • Ilza Leme Zenker Joly
  • Camila Marques dos Santos
  • Camila Tanure Duarte

Resumen

Este artigo resulta de uma pesquisa que identificou processos educativos presentes nas práticas de musicalização com crianças, tendo como apoio o uso de brinquedos. Realizou-se observação participante em dois grupos de musicalização com crianças, entre 2 e 3 anos de idade, com registro em diário de campo. Os resultados permitiram concluir que o processo de musicalização foi enriquecido de forma significativa pelos brinquedos disponibilizados para as crianças. Chocalhos, lenços, cavalos de pau, bichos de pelúcia, fantoches, bonecas de pano, livros de histórias infantis, incentivaram a participação das crianças em cantos e danças, ampliaram as relações entre crianças e seus pares e crianças e adultos, funcionando como apoios lúdicos colaboradores na acolhida e convivência das crianças, na ampliação de suas interações e fortalecimento de vínculos afetivos, sobretudo na promoção de momentos prazerosos, sensíveis e mais humanizadores nas práticas de educação musical com crianças.

Publicado

2015-12-01

Cómo citar

Sommerhalder, A., Joly, I. L. Z., Santos, C. M. dos, & Duarte, C. T. (2015). Crianças pequenas fazendo Musicalização: contribuições dos brinquedos em processos educativos. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (40), p. 79–98. Recuperado a partir de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/817

Número

Sección

Artigos