O olhar do formador sobre o ensino e a aprendizagem em cursos de pedagogia na modalidade EaD
Resumen
Este texto trata de pesquisa que teve o objetivo de investigar as percepções do formador sobre o ensino e a aprendizagem nos cursos de Licenciatura em Pedagogia – EaD, considerando o alto crescimento do número de cursos nessa modalidade, no Brasil, neste início do século XXI e os vários questionamentos que sobre eles são levantados. Optou-se por uma abordagem qualiquantitativa, utilizando levantamento documental e pesquisa de campo. Foi aplicado um questionário, respondido por 21 professores, e entrevista semiestruturada, realizada com 9 deles, em duas Instituições do Triângulo Mineiro, MG. Pode-se constatar que as percepções dos participantes em relação às aprendizagens são altamente positivas, atribuindo grande responsabilidade ao aluno, ao estabelecer como elementos essenciais para a aprendizagem, a disciplina, o esforço e a persistência. No que respeita às formas de organização do ensino, pode-se inferir, a partir das entrevistas, que a mediação didático-pedagógica – a relação professor-aluno-conhecimento, incluindo diferentes elementos mediadores, carece de cuidados, de pesquisas e de investimentos.
Palavras-chave: Educação a Distância. Ensino e Aprendizagem. Formação de pedagogos.
Citas
ABBAGNANO, N. Dicionário de Filosofia. Tradução de Alfredo Bosi e Ivone Castilho Bendedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
ARRUDA, E. P. (Org.). Educação a Distância no Brasil: a Pedagogia em foco. Uberlândia: Edufu, 2012.
BARRETO, R. G. Configuração da política nacional de formação de professores a distância. Em aberto, Brasília, v. 23, n. 84, p. 17-30, nov. 2010.
BERNARDES, M. E. M. Mediações simbólicas na atividade pedagógica: contribuições da teoria histórico-cultural para o ensino e a aprendizagem. Curitiba, PR: CRV, 2012.
BRASIL. Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/lein9394.pdf>. Acesso em: 20 abr. 2012.
______. Decreto-Lei no 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o art. 80 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5622.htm>. Acesso em: 20 abr. 2012.
______. Decreto nº 5.800, de junho de 2006a. Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Decreto/D5800.htm. Acesso em: 13 maio 2014.
______. Resolução CNE/CP Nº 1, de 15 de maio de 2006b. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf>. Acesso em: 13 maio 2014.
______. Ministério da Educação. Referenciais de qualidade para educação superior à distância, 2007. Disponível em: <portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/refead1.pdf>. Acesso em: 20 set. 2012.
DAVYDOV, V. V. Uma nova abordagem para a interpretação da estrutura e do conteúdo da atividade. Tradução de José Carlos Libâneo. In: HEDEGARD, Mariane; JENSEN, Uffe Juul. Activity theory and social practice: cultural-historical approaches. Aarthus, Dinamarca: Aarthus University Press, 1999.
______. La ensenãnza escolar y el desarrollo psiquico: investigación teórica y experimental. Moscu: Editorial Progresso, 1988.
MACIEL, W. K. S.; DOURADO, R. C.; FARIA, T. A. Principais resultados do Censo 2012, 2013. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/encontro_nacional/2013/palestra_resultados_do_censo_da_educacao_superior_2012.pdf>. Acesso em: 15 maio 2014.
MOURA, M. O.; ARAÚJO, E. S.; RIBEIRO, F. D.; PANOSSIAN, M. L.; MORETTI, V. D. A atividade orientadora de ensino como unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M. O. (Org.). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural. Brasília: Liber livro, 2010. p. 81-94.
PEREIRA, D. G. A mediação didática no curso de licenciatura em matemática à distância na perspectiva do formador. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba, Uberaba.
PA1. Entrevista. Uberlândia, 20 mar. 2013.
PA2. Entrevista. Uberlândia, 20 mar. 2013.
PA3. Entrevista. Uberlândia, 03 abr. 2013.
PB1. Entrevista. Uberaba, 12 mar. 2013.
PB2. Entrevista. Uberaba, 14 maio 2013.
PB3. Entrevista. Uberaba, 10 abr. 2013.
PB4. Entrevista. Uberaba, 25 mar. 2013.
PB5. Entrevista. Uberaba, 08 maio 2013.
PB6. Entrevista. Uberaba, 04 mar. 2013.
PRETI, O. A “autonomia” do estudante na educação a distância: entre concepções, desejos, normatizações e práticas. In: PRETI, O. (Org). Educação à distância: sobre discursos e práticas. Brasília: Liber livro, 2005. p. 109-147.
SANTOS, T. S. dos. Do artesanato intelectual ao contexto virtual: ferramentas metodológicas para a pesquisa social. Sociologias, Porto Alegre, ano 11, n. 21, p. 146-147, jan./jun. 2009. Disponível em: <http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/20812>. Acesso em: 02 abr. 2012.
SCHLÜNZEN JUNIOR, K. Educação à distância no Brasil: caminhos, políticas e perspectivas. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, v. 10, n. 2, p. 16-36, jun. 2009.
SOMMER, L. H. (Org.). Educação a Distância e formação de professores: problemas, perspectivas e possibilidades. Em Aberto, Brasília, v. 23, n. 84, p. 17-30, 2010. Disponível em: <http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/viewFile/1787/1351>. Acesso em: 02 abr. 2012.
SOUZA, M. G. O. A mediação no curso de pedagogia-EaD: um estudo na perspectiva histórico-cultural. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba, Uberaba.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.