Estado moderno, cidadania e educação: breve ensaio sobre o atual processo

Autores/as

  • João dos Reis Silva Junior

Resumen

O artigo, de natureza predominantemente ensaística, aborda as complexas relações que se estabelecem entre o Estado Moderno, a Cidadania e a Educação no quadro atual das relações capitalistas de produção. Metodologicamente o texto se apoia nas posturas teóricas de pesquisa assumidas por Darton e Lefebvre para parametrizar a análise do tema, bem como nas formulações de John Locke em suas obras: Segundo Tratado Sobre o Governo, Ensaio Acerca do Entendimento Humano e Some Thoughts Concerning Education, no que se refere ao período do Liberalismo Clássico. Para analisar o período do macro-acordo social, que assume sua expressão institucional máxima no Estado de Bem Estar Social, o texto se baseia em duas obras de autores nacionais: Privatização do público, destituição da fala e anulação da política: o totalitarismo neoliberal, de Francisco de Oliveira e no livro A Crise Total – a economia política do não, de Lauro Campos. Por fim, o texto se apoia nos trabalhos de Friedrich Hayek, em especial nos livros Camino de servidumbre e The fatal conceit – the errors of socialism, bem como em Milton Friedman em seu Capitalismo e Liberdade, para analisar a atual hegemonia das teorias neoliberais.

Publicado

2013-11-12

Cómo citar

Junior, J. dos R. S. (2013). Estado moderno, cidadania e educação: breve ensaio sobre o atual processo. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (13). Recuperado a partir de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/557

Número

Sección

Ponto de Vista