O ensino médio na “Escola Guaicuru: vivendo uma nova lição”: possibilidades e limites de uma política educacional

Autores/as

  • Jorge Luis D’Ávila UFMS

Resumen

Este trabalho se insere na Linha de Pesquisa História Políticas e Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Tem como objeto o financiamento do Ensino Médio no período de 1999 a 2006, quando o estado de Mato Grosso do Sul (MS) foi administrado por duas gestões consecutivas sob a hegemonia político-partidária do Partido dos Trabalhadores (PT). O objetivo foi compreender as possibilidades e limites da política educacional “Escola Guaicuru: vivendo uma nova lição” para o ensino médio no estado de Mato Grosso do Sul, bem como a análise dos empréstimos oriundos do convênio do Ministério da Educação e Cultura (MEC) com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O estudo utilizou como fontes a legislação em âmbito nacional e estadual, documentos produzidos pela Secretaria de Estado de Educação, documentos do convênio do Ministério da Educação e Cultura com o Banco Mundial que balizou o “Programa Expansão e Melhoria do Ensino Médio” (PROMED/Escola Jovem), Balanços Gerais de Contas de Governo produzidos pela Secretaria de Estado de Receita e Controle, Pareceres Técnicos emitidos pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e aliteratura pertinente à temática. Constamos que o estado de Mato Grosso do Sul, embora tivesse proposto no período, realizar uma política educacional contra-hegemônica, não conseguiu reverter historicamente os saldos de exclusão dessa etapa da educação básica brasileira.

Biografía del autor/a

Jorge Luis D’Ávila, UFMS

Mestre e Doutorando em Educação PPGEdu/CCHS/UFMS

Citas

ALVES, Gilberto Luiz. Índio e “identidade cultural” em Mato Grosso do Sul: o discurso do Movimento Guaicuru. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL AMÉRICA PLATINA: DIÁLOGO REGIONAL E DILEMAS CONTEMPORÂNEOS, 2., 2008. Campo Grande, MS: UFMS, 2008. v. 1.

ARANDA, Maria Alice de Miranda. A Constituinte Escolar da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (1999 a 2001): uma proposta de gestão democrática. 2004. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS, 2004.

ARECO, Sabrina Miranda. Política educacional do Estado de Mato Grosso do Sul: o Programa Escola Guaicuru. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA ANPED-CENTRO OESTE, 9., 2008, Taguatinga, DF. Anais... Brasília, DF: UNB, 2008. v. 1, p. 633-647.

BANCO MUNDIAL. Educação secundária no Brasil: chegou a hora mundial. Washington, D.C.: Banco Mundial, 2000.

BRASIL. Ministério da Educação. Seminário do Promed: consolida final de projeto, 2007. Disponível em: <http://www.fnde.gov.br/index.php/noticias-2007/938-seminario-do-promed-consolidarelatorio-final-de-projeto>. Acesso em: 10 abr. 2010.

______. Ministério da Educação. Parecer 016/00: solicitação de celebração de convênio de investimento, 2000.

______. Síntese de indicadores sociais – IBGE/2000.

______. Demográfico e contagem – IBGE/SIDRA/2006.

______. INEP/MEC. Sinopse estatística da Educação Básica 1999 a 2006. Brasília, 2008. Disponível em: <http:// www.inep.gov.br>. Acesso em: 1o set. 2009.

BRAZ, Terezinha Pereira. O financiamento do ensino médio da rede estadual de Mato Grosso do Sul (1996-2006). 2008. 307p. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

CASTRO, Claudio de Moura; CARNOY, Martin; WOLFF, Laurence. Las escuelas de secundaria em América Latina yel Caribe y la transición al mundo del trabajo. Washigton. D.C.: Banco Interamenricano de Desarrollo, 2000. Disponível em: <http://idbdocs.iadb.org/wsdocs/getdocument.aspx?docnum=1448766>. Acesso em: 24 abr. 2011.

DAVIES, Nicholas. O financiamento da educação e seus desafios. Eccos. Revista Científica, São Paulo, SP, v. 6, n. 1, p. 43-63, 2004.

ENGELS, Friedrich. A origem da família, da propriedade privada e do Estado. São Paulo: Global, 1984.

FERNANDES, Maria Dilnéia Espíndola. Políticas públicas de educação: a gestão democrática na rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul (1991 a 1994). 2001. 166p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS, 2001.

FERNANDES, Maria Dilnéia Espindola; D’ÁVILA, Jorge Luís. A convivência entre a “Escola Guaicuru: vivendo uma nova lição” e o Programa “Expansão e Melhoria do Ensino Médio”. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO, 24.; CONGRESSO INTERAMERICANO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO: DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA - DESAFIOS PARA AS POLÍTICAS E A GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO, 3., Vitória, 2009. Anais... Niterói/Vitória: ANPAE - UFES/CE/PPGE, 2009. v. 1. p. 228-229.

______. A “Escola Guaicuru: vivendo uma nova lição”: A relação entre gestão e o financiamento para o ensino médio. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA ANPED – Centro-Oeste, 14., Taguatinga, DF, Anais... ANPED, junho de 2008.

GOMES, Candido Alberto; MORGADO, P. Cristina Chaves Rodrigues. Financiamento do ensino médio: transparência ou opacidade? Ensaio. Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 15, p. 223-240, 2007.

GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.

MATO GROSSO DO SUL. Secretaria de Estado de Educação. Proposta de Educação do Governo Popular de Mato Grosso do Sul – 1999/2002. Cadernos da Escola Guaicuru, n. 1, Campo Grande, 1999. (Série Fundamentos Político-Pedagógicos)

______. Secretaria de Estado de Educação. Perspectivas pedagógicas para o ensino médio. Proposta político-pedagógica: 1999/2002. Caderno Escola Guaicuru, Campo Grande, v. 2.1, 2002. (Série Fundamentos Político-Pedagógicos).

______. Secretaria de Estado de Educação. Caderno n. 11. Gestão Democrática. Campo Grande, 2000. (Série Constituinte Escolar 3o momento).

______. Secretaria de Estado de Educação. Programa Especial – Cursinho Popular. Cadernos da Escola Guaicuru, n. 6, Campo Grande, 2001. (Série Fundamentos Político-Pedagógicos).

MARX, Karl. Manuscritos econômicos e filosóficos. Lisboa: Edições 70, 1993.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo: Martin Claret, 2006.

MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2005.

OLIVEIRA, Vitor Marinho. O esporte pode tudo. In: MALINA, André; CESARIO, Sebastiana (Org.). Esporte: fator de integração e inclusão social? Campo Grande: UFMS, 2009.

PAIVA, Vanilda. Sobre o conceito de “capital humano”. Caderno de Pesquisa, São Paulo, n. 113, jul. 2001. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742001000200010&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 4 maio 2010.

PERONI, Vera Maria Vidal. Perspectivas da gestão democrática da educação na elaboração de políticas públicas: a constituinte escolar de Mato Grosso do Sul. Série Estudos, Campo Grande, n. 18, p. 49-62, jul./dez. 2004.

POCHMANN, Marcio; BLANES, Denise; AMORIM, Ricardo. Inclusão social uma utopia possível: impacto das políticas públicas de Mato Grosso do Sul. São Paulo: Cortez, 2006.

POCHMANN, Marcio. O emprego na globalização: a nova divisão do trabalho e os caminhos que o Brasil escolheu. Boitempo: São Paulo, 2001.

RODRIGUES, Romir de Oliveira. O Programa de Expansão e Melhoria do Ensino Médio no Rio Grande do Sul (1999 a 2002): a afirmação do público na construção das políticas educacionais. 2006. 137p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.

TONET, Ivo. Educação e concepções de sociedade. Universidade e Sociedade (ANDES), Brasília, n. 19, p. 35-53, 1999. Disponível em: <http://www.andes.org.br/ universidadeesociedade.htm>. Acesso em: 9 fev. 2010.

ZIBAS, Dagmar. Políticas atuais para o ensino médio. Caderno de Pesquisa, São Paulo, n. 111, 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742000000300011&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 3 abr. 2008.

Publicado

2013-05-29

Cómo citar

D’Ávila, J. L. (2013). O ensino médio na “Escola Guaicuru: vivendo uma nova lição”: possibilidades e limites de uma política educacional. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (32). Recuperado a partir de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/47

Número

Sección

Artigos