Educação indígena: da tutela à emancipação

Autores/as

  • Telmo Marcon Universidade de Passo Fundo

Resumen

O presente texto objetiva analisar as políticas de educação indígena no contexto de uma tensão entre emancipação e tutela. Para tanto, faz-se uma análise das políticas de educação nas constituições brasileiras e na documentação pós-LDB de 1996, destacando as mudanças legais que demarcam a passagem da tutela para uma perspectiva emancipatória. Na sequência, são analisadas algumas ideias de Boaventura de Sousa Santos, Paulo Freire e Alberto Memmi na perspectiva dos desafios de uma educação emancipatória. Seguem algumas considerações sobre as condições das comunidades indígenas Kaingang, no sul do Brasil, e os desafios que se evidenciam na passagem da tutela para uma perspectiva emancipatória e cidadã. Por fim, algumas ponderações, salientando os desafios que persistem para concretizaros pressupostos legais.

Biografía del autor/a

Telmo Marcon, Universidade de Passo Fundo

Doutor em História Social pela PUC/SP; pós-doutorado em educação intercultural pela UFSC; professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo, RS.

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Publicado

2013-05-29

Cómo citar

Marcon, T. (2013). Educação indígena: da tutela à emancipação. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (32). Recuperado a partir de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/46

Número

Sección

Ponto de Vista