Tecnologia e educação: contribuições para o ensino
Resumen
Refletir sobre as contribuições das tecnologias para a educação é o objetivo desse texto. Inicialmente discute-se sobre o sentido dos termos técnica, tecnologias e mídias e, em seguida, aborda-se a relação dos homens com as máquinas musculares, sensórias e cerebrais. Analisa os momentos de evolução da tecnologia educativa, delineando os diferentes momentos que as tecnologias e as mídias provocaram nos sistemas educativos. A necessidade de aperfeiçoamento dos processos comunicativos é ressaltada, tendo como referência as reflexões de Martin-Barbero. Discutem-se ainda as possibilidades educativas que a escola tem, assegurando, como salienta Michael Apple, que a entrada das tecnologias nas escolas seja feita por boas razões políticas, econômicas e educativas. Conclui com uma reflexão sobre o papel da televisão no nosso país e a importância de a escola aceitar o desafio de formar os jovens para análise crítica da televisão.
Citas
BUCCI, Eugênio. Brasil em tempo de TV. 3. ed. São Paulo: Boitempo, 2000.
BUCCI, Eugênio. A crítica da televisão. In: BUCCI, Eugênio e Kehl, Maria Rita.
Videologias. São Paulo: Boitempo, 2004.
FISHER, Rosa Maria Bueno. Televisão & educação – fluir e pensar a TV. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
FORQUIN, Jean-Claude. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2002.
LION, Carina Gabriela. Mitos e realidades na tecnologia educacional. In: LITWIN, Edith. Tecnologia educacional: política, histórias e propostas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
MARTIN-BARBERO, Jesús. Desafios culturais da comunicação à educação. Comunicação & Educação, São Paulo, [18]: 7 a 14, maio/ago. 2000.
SANTAELLA, Lucia. O homem e as máquinas. In: DOMINGUES, Diana (org.). A arte no século XX – a humanização das tecnologias. São Paulo: Unesp, 1997.
SILVA, Bento Duarte da. Educação e comunicação. Braga: Universidade do Minho, 1998.
TOSCHI, Mirza Seabra. Educação para as mídias: conceito, relação com a educação e experiências. VÁRIOS AUTORES. Todos os contos – verificação do imaginário infantojuvenil: uma experiência de educomunicação. Goiânia: Ayvú-etã Comunicação e Projetos,2004.
VARGAS, Milton. Prefácio. GRINSPUN, Mírian P. S. Zippin (org.). Educação tecnológica – desafios e perspectivas. São Paulo: Cortez, 1999.
WOLF, Mauro. Teorias da comunicação. Lisboa: Editorial Presença, 1987.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.