Pesquisa e formação de pesquisadores em educação no Centro-Oeste – Tendências e perspectivas

Autores/as

  • Eurize Caldas Pessanha UFMS

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i20.422

Resumen

O objetivo deste artigo é apresentar algumas considerações e reflexões sobre o processo de formação de pesquisadores em educação no Brasil, focalizando, especificamente, a história da pesquisa em educação no Centro-Oeste. Considerações fundamentadas nas análises que os pesquisadores da área vêm produzindo, pelo menos desde 1971, quando foi publicada a primeira revisão da produção na área (GOUVEIA, 1971), e na experiência da autora como pesquisadora, formadora de pesquisadores e membro da Comissão governamental que avalia os programas de formação de pesquisadores da área de educação. As noções de campo e habitus de Bourdieu são a base para as reflexões sobre os dados obtidos nas revistas da área e nas bases de dados da Capes e do CNPq. A autora sustenta que a preparação de pesquisadores na área de educação, no Brasil, reflete a história de um campo cuja configuração é resultado de lutas e disputas por legitimação, inclusive epistemológica.

Biografía del autor/a

Eurize Caldas Pessanha, UFMS

Doutora em Educação – Docente do Programa de Pósgraduação
em Educação da UFMS.

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Publicado

2013-09-02

Cómo citar

Pessanha, E. C. (2013). Pesquisa e formação de pesquisadores em educação no Centro-Oeste – Tendências e perspectivas. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (20). https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i20.422

Número

Sección

Ponto de Vista