Ideário de formação do professores: Colégio Sagrado Coração de Jesus

Autores/as

  • Henrique Alves de Lima
  • Rosa Lydia Teixeira Corrêa PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i25.239

Resumen

Este é um estudo sobre o Colégio Sagrado Coração de Jesus, localizado no município de Canoinhas, Estado de Santa Catarina. Analisa historicamente essa Instituição, considerando sua criação para compreendê-la, no contexto de 1970 a 1980. A pesquisa centra-se na formação de professoras pelo Curso Normal, com o intuito de compreender o ideal de formação. Para tanto, realizamos um estudo bibliográfico, depoimentos orais, análise de documentação do Colégio bem como fazemos uso de jornais em circulação no período. A organização e veiculação da formação de professoras por meio do Curso Normal, nesse período, não podem ser feitas sem que se considerem as reformas educacionais empreendidas pelo Estado e o fato de que o projeto de formação de professoras do Colégio vincula-se ao da Congregação Franciscana de Maria Auxiliadora. Resultados apontam para a presença de um ideário de formação mesclando princípios religio­sos com outros, como tecnicista, por exemplo.

Biografía del autor/a

Henrique Alves de Lima

Mestre em Educação pela PUCPR.

Rosa Lydia Teixeira Corrêa, PUCPR

Doutora em História Econômica pela US. Professora do Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Educação/PUCPR.

Citas

CANDAU, Vera Maria (Org). Rumo a uma nova didática. Petrópolis: Vozes, 1998.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 19. ed. Petrópolis: Vozes, 2003.

GEERTZ, Clifford. As interpretações das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.

FREITAS, Sonia Maria de. História oral: possibilidades e procedimentos. São Paulo: Humanitas/FFLCH; USP: Imprensa Oficial do Estado, 2002.

GURZYNSKI, Matilde. Colégio “Sagrado Coração de Jesus“ – 75 anos de história. Monografia (Latu Sensu em Educação) – Universidade do Contestado, Canoinhas, 1996.

JORNAL CORREIO DO NORTE. Edições de 1970 a 1989. Edição Comemorativa – 50 anos de Canoinhas.

______. Edição Histórica. Canoinhas 90 anos. [s.d.].

JORNAL O PLANALTO. Canoinhas. Jornal Barriga Verde. Edições 1970 -1980.

JORNAL Coração de Estudante. Ano I, n. 01, Junho 1985.

______. Ano I, n. 02, Setembro 1985.

JORNAL O ESTADO. Canoinhas. Edição Especial comemorativa ao 68o. Aniversário de Canoinhas, 12 de Setembro de 1979.

JULIA, Dominique. A Cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação. Campinas, SP, n. 1, janeiro/junho 2001.

LIMA, Severina Alves. Caminhos novos na educação. São Paulo: FTD, 1995.

MEIHY, José Carlos Sebe Bom. Introduzindo a história oral no Brasil. São Paulo: Xamã, 1996.

RIBAS, Sinira Damasco. Resgate de Memórias – Papanduva em histórias. Florianópolis: Insular, 2004.

SAVIANI, Demerval. Escola e Democracia. 8. ed. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1985.

TOKARSKI, Fernando. Cronografia do Contestado – apontamentos históricos da região do Contestado e Sul do Paraná. Florianópolis: IOESC, 2002.

VALLE, Ione Ribeiro. Burocratização da educação: um estudo sobre o Conselho Estadual de Educação do estado de Santa Catarina. Florianópolis: UFSC, 1996.

WELTER, Carmen. História do Colégio Sagrado Coração de Jesus: 1921-2006. 85 anos educando. Xanxerê, SC: News Print, 2006.

Fontes Orais:

COSTA, D. Memórias do curso normal e do Colégio Sagrado Coração de Jesus de Canoinhas. Depoimento concedido a Henrique Alves de Lima. Canoinhas, 5 de maio 2006.

IR. AUXILIADORA. Os ideais de formação e a influência cultural do Colégio Sagrado Coração de Jesus. Entrevista concedida a Henrique Alves de Lima. Canoinhas, 8 de maio 2005.

______. O curso normal do Colégio Sagrado Coração de Jesus: um importante marco histórico na formação dos sujeitos de Canoinhas e sua influência cultural. Entrevista concedida a Henrique Alves de Lima. Canoinhas, 11 de junho 2005.

______. O curso normal e a presença franciscana em Canoinhas: a formação da mulher para a formação cultural em Canoinhas. Depoimento concedido a Henrique Alves de Lima. Canoinhas, 18 de junho 2006.

MATTOS, H. M. Período de transição e processo de transferência do Curso Normal do Colégio Sagrado Coração de Jesus para o Curso de Magistério da FUNPLOC: quais foram as mudanças que ocorreram em relação à filosofia do curso, concepções e saberes. Entrevista concedida a Henrique Alves de Lima. Canoinhas, 18 de outubro 2006.

NUREMBERG, C. E. A presença de normalistas de outras confissões religiosas no Colégio das Irmãs. Depoimento concedido a Henrique Alves de Lima. Canoinhas, 15 de julho 2005.

RIBAS, S. D. Comentário sobre a educação na região do Contestado nas décadas de 50 e 60 em comparativo aos anos 70 e 80 do século XX. Depoimento concedido a Henrique Alves de Lima. Papanduva, 8 de abril 2005.

SILVA, C. F. P. Em que e como o processo educacional ministrado no Curso Normal do Colégio Sagrado Coração de Jesus contribuiu ou influenciou para a formação cultural e formação da mulher região de Canoinhas? Entrevista concedida a Henrique Alves de Lima. Canoinhas, 28 de setembro 2006.

STOLKER, F. M. Os cursos de formação de professores em Canoinhas nos anos de 1970 e 1980. Entrevista concedida a Henrique Alves de Lima. Canoinhas, 16 de outubro 2006.

STROEBEL, O. S. A religiosidade presente em todos os trabalhos das professoras e alunas: as tardes de formação uma proposta “democrática” na formação das meninas. Entrevista concedida a Henrique Alves de Lima. Canoinhas, 15 de março 2006.

TREVISAN, R. J. O colégio Sagrado Coração de Jesus e o Curso Normal: muitas histórias. Entrevista concedida a Henrique Alves de Lima. Canoinhas, 8 de maio 2006.

Publicado

2013-06-10

Cómo citar

Lima, H. A. de, & Corrêa, R. L. T. (2013). Ideário de formação do professores: Colégio Sagrado Coração de Jesus. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (25). https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i25.239

Número

Sección

Dossiê