O periódico Excelsior! (1911-1916) como ponto de observação do campo de formação de professores

Autores/as

  • Emerson Correia da Silva UNESP – Marília
  • Ana Clara Bortoleto Nery UNESP – Marília

Resumen

Propomos para o presente artigo o estudo do periódico Excelsior! com o objetivo de apreender os aspectos referentes ao nascente campo de formação de professores em São Carlos e no estado de São Paulo. Com base na materialidade da revista, conceito do autor francês Roger Chartier, discutimos informações sobre o periódico e seus autores, assim como as leituras indicadas como adequadas e suas representações. Buscamos as marcas deixadas pelo periódico produzido pelos alunos da Escola Normal de São Carlos, nos anos de 1911 a 1916, com especial atenção para os aspectos de sua produção, circulação e editoração, destacando-se os dispositivos textuais e tipográficos utilizados como estratégias de conformação dos leitores e das leituras. Deste modo, observamos modos de educar, relações existentes na escola, as principais teorias empregadas e concepções envolvendo o tema democracia no trato do grêmio normalista e a imprensa periódica educacional.

Biografía del autor/a

Emerson Correia da Silva, UNESP – Marília

Mestrando em Educação pela UNESP – Marília.

Ana Clara Bortoleto Nery, UNESP – Marília

Doutora em Educação pela USP. Profa. da UNESP - Marília

Citas

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SILVA, Emerson Correia da. O professor ideal em Excelsior! (1911-1916): a revista dos alunos da escola normal de São Carlos. São Carlos, SP: Rima Editora. (no prelo).

Publicado

2013-06-10

Cómo citar

Silva, E. C. da, & Nery, A. C. B. (2013). O periódico Excelsior! (1911-1916) como ponto de observação do campo de formação de professores. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (26). Recuperado a partir de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/237

Número

Sección

Artigos