O uso do livro didático e o desempenho dos alunos do ensino fundamental em problemas de combinatória

Autores/as

  • Leny R. M. Teixeira UCDB
  • Edileni G. de Campos UCDB
  • Mônica Vasconcellos UFMS
  • Sheila Denize Guimarães UFMS

Resumen

Resumo: A pesquisa teve por objetivo realizar uma análise comparativa entre os problemas que envolvem combinatória trabalhados em duas escolas públicas de Campo Grande-MS e o desempenho de 40 alunos dos 6o e 9o anos do Ensino Fundamental, obtidos em uma prova. Para tanto, realizou um levantamento da freqüência e dos tipos de problemas de estrutura multiplicativa presentes nos materiais didáticos utilizados nas respectivas escolas. Os resultados mostraram que, em número de acertos, a escola A apresentou uma pequena diferença em relação à B. Em ambas as escolas os alunos obtiveram melhor desempenho nos problemas que apresentaram valores baixos e duas variáveis. Os resultados apontaram pouca interferência do uso do livro didático no desempenho dos alunos.

Biografía del autor/a

Leny R. M. Teixeira, UCDB

Dra. em Psicologia Escolar pela Universidade de São Paulo. Profa. no PPGE-Mestrado em Educação da UCDB.

Edileni G. de Campos, UCDB

Mestre em Educação pela UCDB.

Mônica Vasconcellos, UFMS

Doutoranda do PPGE – Doutorado da UFMS/CAPES.

Sheila Denize Guimarães, UFMS

Doutoranda do PPGE – Doutorado da UFMS/FUNDECT.

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Publicado

2013-06-10

Cómo citar

Teixeira, L. R. M., Campos, E. G. de, Vasconcellos, M., & Guimarães, S. D. (2013). O uso do livro didático e o desempenho dos alunos do ensino fundamental em problemas de combinatória. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (26). Recuperado a partir de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/220

Número

Sección

Dossiê