A institucionalização escolar entre 1879 e 1930

Autores/as

  • Sérgio Castanho UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i25.219

Resumen

O que se pretende com esta comunicação é verificar como, no período do final do Império e da Primeira República no Brasil, a educação torna-se progressivamente uma prática institucional-escolar, isto é, realizada na instituição que historicamente especializou-se na tarefa educativa, a saber, a escola. No decorrer do processo de institucionalização escolar são observadas especificidades, de maneira que, a par de uma profunda arritmia social, ocorrem também discrepâncias entre os diversos níveis e modalidades educacionais. No decorrer do século XIX, esse processo conheceu grande aceleração para, no seu final, desabrochar, embora com mais brilho e positividade no discurso dos intelectuais, como transparece dos Pareceres de Rui Barbosa, de 1882, e nas proclamações de textos legais. Com a República, a institucionalização escolar avança a largos passos. Em conclusão: a institucionalização escolar realmente foi um fenômeno que caracterizou fortemente a quadra final do século XIX e a inicial do século XX, muito embora com antecedentes que remontam ao período colonial.

Biografía del autor/a

Sérgio Castanho, UNICAMP

Doutor em Educação pela UNICAP. Professor do Programa de Pós-Graduação, Educação – Mestrado e Doutorado na UNICAMP.

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Publicado

2013-06-10

Cómo citar

Castanho, S. (2013). A institucionalização escolar entre 1879 e 1930. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (25). https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i25.219

Número

Sección

Dossiê