História das instituições escolares: desafios teóricos

Autores/as

  • José Luís Sanfelice UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i25.212

Resumen

O presente artigo, reconhecendo a importância que os estudos históricos das instituições escolares vêm adquirindo no campo da historiografia educacional mais recente, busca realizar uma breve reflexão sobre os riscos teórico-metodológicos que podem comprometer o alcance de resultados cientificamente significativos para a área de conhecimento. Sem censurar as inovações, indica que é preciso entendê-las no campo do confronto ideológico que envolve a escolha de referenciais científicos. Espera-se trazer uma contribuição ao debate, com um posicionamento no âmbito do materialismo histórico-dialético.

Biografía del autor/a

José Luís Sanfelice, UNICAMP

Professor titular em História da Educação UNICAMP/FE/DEFHE. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas - HISTEDBR.

Citas

HOBSBAWM, Eric. Sobre história. São Paulo: Companhia da Letras, 1998.

LOMBARDI, José C.; CASIMIRO, Ana Palmira B. S.; MAGALHÃES, Livia Diana R. (Orgs.). História, cultura e educação. Campinas: Autores Associados, 2006.

LOMBARDI, José C.; NASCIMENTO, Maria Isabel M. (Orgs.). Fontes, história e historiografia da educação. Campinas: Autores Associados; HISTEDBR; Curitiba: PUCPR; Palmas: UNICS; Ponta Grossa: UEPG, 2004.

NOSELLA, Paolo, BUFFA, Ester. As pesquisas sobre instituições escolares: balanço crítico. In: Navegando na história da educação brasileira. Disponível em: <www.histedbr.fae.unicamp.br>. Acesso em: 23 abr. 2008.

SANFELICE, José Luís. História das instituições escolares. In: NASCIMENTO, Maria Isabel. M.; SANDANO, Wilson; LOMBARDI, José C.; SAVIANI, D. (Orgs.). Instituições escolares no Brasil. Conceito e reconstrução histórica. Campinas: Autores Associados; HISTEDBR; Sorocaba: Uniso; Ponta Grossa: UEPG, 2007. p. 75-93.

______. História, instituições escolares e gestores educacionais. Revista Histedbr. On-Line. Número especial, ago. de 2006. Disponível em: <www.histedbr.fae.unicamp.br>. Acesso em: 20 abr. 2008.

______. Perspectivas atuais da história da educação. In: SCHELBAUER, A. R.; LOMBARDI, J. C.; MACHADO, M. C. G. (Orgs.). Educação em debate. Perspectivas, abordagens e historiografia. Campinas: Autores Associados, 2006. p. 23-52.

Publicado

2013-06-07

Cómo citar

Sanfelice, J. L. (2013). História das instituições escolares: desafios teóricos. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (25). https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i25.212

Número

Sección

Ponto de Vista