O uso de tecnologias da informação e da comunicação nas aulas de Biologia: um olhar sobre duas escolas públicas mineiras

Autores/as

  • Wanessa Cristiane Gonçalves Fialho Universidade Federal de Uberlândia – UFU.
  • Graça Aparecida Cicillini Universidade Federal de Uberlândia – UFU

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i27.211

Resumen

Esta pesquisa surgiu a partir do interesse sobre o uso de tecnologias nas práticas educacionais em aulas de Biologia e como elas são empregadas de forma a contribuir para a aprendizagem. Nessa perspectiva, contamos com a participação de três professoras de Biologia do Ensino Médio que lecionavam em escolas públicas estaduais de Uberlândia. A metodologia utilizada foi a observação direta das aulas, que foram gravadas. Além disso, foram realizadas entrevistas, conversas informais, bem como registros em um diário de campo e análise das atividades desenvolvidas pelas professoras. As análises nos levaram a ­compreender que novas ­ferramentas tecnológicas como computadores ligados à internet estão chegando às escolas; porém as escolas não vêm se modificando na mesma velocidade em que a produção e utilização tecnológicas acontecem na sociedade.

Biografía del autor/a

Wanessa Cristiane Gonçalves Fialho, Universidade Federal de Uberlândia – UFU.

Bióloga e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU.

Graça Aparecida Cicillini, Universidade Federal de Uberlândia – UFU

Professora orientadora no Mestrado em Educação da
Universidade Federal de Uberlândia – UFU.

Citas

AMABIS, José Mariano; MARTHO, Gilberto Rodrigues. Biologia das células. 2. ed. São Paulo: Editora Moderna, 2004. (v. 1)

______. Biologia dos organismos. 2. ed. São Paulo: Editora Moderna, 2004. (v. 2).

______. Biologia das populações. 2. ed. São Paulo: Editora Moderna, 2004. (v. 3).

BRAGA, Selma Ambrosina de M.; SANTOS, Mairy Barbosa Loureiro dos; TOLEDO, Maria Inês Melo de. Proposta Curricular. Ensino Médio. Biologia. Educação Básica. Minas Gerais, Governo do Estado, Educação, construindo um novo tempo, 2005. (Série Cadernos Pedagógicos)

GOODSON, Ivor F. Currículo: teoria e história. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

GOMES, Arthur E. O.; MOURA, Dácio G. (Coord.). Guia de Estudos – projeto Escolas-referência. Compromisso com a excelência na escola pública. Projeto de Desenvolvimento profissional de Educadores – PDP. Roteiro de Estudos das propostas e orientações Curriculares.Minas Gerais, Governo do Estado, Educação, construindo um novo tempo, 2004. (Série Cadernos ­Pedagógicos).

______. Projeto Escolas-Referência. A reconstrução da Excelência na Escola Pública. Projeto de Desenvolvimento profissional de Educadores – PDP. Manual do Coordenador, Grupo de Desenvolvimento profissional - GDP. Minas Gerais, Governo do Estado, Educação, construindo um novo tempo, 2004. (Série Cadernos Pedagógicos).

GONTIJO, Cynthia Rúbia Braga. Tecnologias de Informação e de Comunicação na educação de Jovens e Adultos: práticas e sentidos em escolas públicas de BH/MG. In: GRACINDO, Regina Vinhaes (Org.). Educação como exercício de diversidade: estudos em campos de desigualdades sócio-educacionais. Brasília: Líber Livro, 2007, p. 41-66. (v. 1).

LDB - Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9394, Brasília, 20 de dezembro de 1996: Editora do Brasil. D.O. U. de 23 de dezembro de 1996.

LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora?: novas exigências educacionais e profissão docente. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

LOPES, Maria Cristina Lima Paniago. Formação tecnológica: um fenômeno em foco. Série-Estudos. Periódico do mestrado em Educação da UCDB, n. 19 (junho de 2005). Campo Grande: UCDB, p. 127-136.

MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa. Os Parâmetros Curriculares Nacionais em Questão. Educação & Realidade, v. 21, n.1 (jan./jun. 1996). Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, 1996, p. 9-22.

MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa; SILVA, Tomaz Tadeu da (Orgs.). Currículo, cultura e sociedade. São Paulo: Cortez, 2001.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MÉDIA E TECNOLÓGICA. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNEM . Brasília: MEC, 1999.

PORTO, Tânia Maria Esperon. As tecnologias de comunicação e informação na escola; relações possíveis... relações construídas. In: Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 11, n. 31, (jan./abr.), p. 43-57, 2006.

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS. Projeto de Desenvolvimento Profissional (PDP) - Projeto Escolas-Referência. Módulo 1- Educação em Tempos de Mudanças, 2005 (Material impresso, disponível para as escolas públicas estaduais de Minas Gerais). Disponível em: <http://www.educacao.mg.gov.br>. Acesso em: 8 de jan. 2007.

SILVA, Marco. Sala de aula interativa. 2. ed. Rio de Janeiro: Quartet, 2001.

TEDESCO, Juan Carlos (Org.). Educação e Novas Tecnologias: esperanças ou incerteza? Trad. Cláudia Berliner, Silvana Cobucci Leite. São Paulo: Cortez; Buenos Aires: Instituto Internacional de Planeamiento de la Educacion; Brasília: UNESCO, 2004.

Publicado

2013-06-07

Cómo citar

Fialho, W. C. G., & Cicillini, G. A. (2013). O uso de tecnologias da informação e da comunicação nas aulas de Biologia: um olhar sobre duas escolas públicas mineiras. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (27). https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i27.211

Número

Sección

Artigos