Um estudo com professores de matemática a respeito de seus conhecimentos sobre o tema função

Autores

  • Adriana Barbosa Oliveira Mestranda do PPGEdumat - Mestrado/UFMS.
  • Marilena Bittar UFMS

Resumo

Nesse artigo apresentamos resultados de uma pesquisa realizada com três professores de Matemática sobre a relação existente entre seus conhecimentos sobre o conceito de função e sua prática pedagógica desenvolvida sobre esse tema. Para realizar esse estudo consideramos as três vertentes do conhecimento do objeto de estudo definidas por Shulman (1986): conhecimento de conteúdo, conhecimento curricular e conhecimento pedagógico. Trabalhamos com professores da 1a série do Ensino Médio e definimos o tema Funções como central para a investigação. Realizamos uma pesquisa qualitativa e utilizamos como instrumento de coleta de dados entrevistas semi-estruturadas. A análise das entrevistas permitiu concluir que a formação inicial dos professores parece não ter trabalhado suficientemente as três formas de conhecimento definidas por Shulman, pois observamos angústias e inseguranças nos três depoimentos coletados, devido às lacunas que poderiam/deveriam ter sido trabalhadas durante o curso de formação inicial.

Biografia do Autor

Adriana Barbosa Oliveira, Mestranda do PPGEdumat - Mestrado/UFMS.

Mestranda do PPGEdumat - Mestrado/UFMS.

Marilena Bittar, UFMS

Doutora em Didática da Matemática pelo Université de Grenoble I - Joseph Fourier Coordenadora do PPGEdumat-Mestrado/UFMS.

Referências

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Publicado

2013-06-07

Como Citar

Oliveira, A. B., & Bittar, M. (2013). Um estudo com professores de matemática a respeito de seus conhecimentos sobre o tema função. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (26). Recuperado de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/206

Edição

Seção

Dossiê