Processos de socialização: diferentes aprendizagens em um curso pré-vestibular popular
Resumen
Este artigo tem por objetivo apresentar resultados de uma pesquisa de mestrado que analisou as aprendizagens envolvidas num curso pré-vestibular comunitário, no interior do estado de São Paulo. Com base no referencial teórico de Paulo Freire e Pérez Gómez, assumimos a concepção de indivíduo enquanto sujeito histórico e social e de aprendizagem enquanto possibilidade de socialização secundária. Os dados que deram corpo a este trabalho foram obtidos entre alunos e ex-alunos, a partir de entrevistas e observações de campo e, posteriormente, foi feita a análise temática dos depoimentos. A perspectiva destes estudantes em relação às diferentes aprendizagens desencadeadas no cursinho comunitário mostrou que é possível para eles aprender para ter acesso ao ensino superior, aprender com os professores e aprender conteúdos do ensino médio. Concluímos que, nesse espaço, a socialização secundária permite aos alunos diversos êxitos, e, portanto, esse pode ser considerado um “espaço de possibilidades”.
Citas
BACCHETTO, João Galvão. Cursinhos pré-vestibulares alternativos no município de São Paulo (1999 a 2000): a luta pela igualdade no acesso ao ensino superior. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora, 1994.
BONFIM, Talma Alzira. O CAPE em nossas vidas: a visão de um grupo de alunos, ex-alunos e colaboradores sobre um curso pré-vestibular gratuito. 2003. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Faculdade de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.
CARVALHO, José Carmello Braz. Os cursos pré-vestibulares comunitários e seus condicionantes pedagógicos. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 128, p. 299-326, maio/ago. 2006.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
______. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
______. Educação e mudança. 7. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
______. Extensão ou comunicação? 10. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
______. Cartas a Cristina: reflexões sobre minha vida e minha práxis. 2. ed. São Paulo: Unesp, 2003.
______. Educação como prática da liberdade. 24. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.
GIMENO SACRISTÁN, Jose; PÉREZ GÓMEZ, A.I. Compreender e transformar o ensino. Tradução de Ernani F. da Fonseca Rosa. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 8. ed. São Paulo: Hucitec, 2004.
MITRULIS, Eleny; PENIN, Sônia Teresinha de Souza. Pré-vestibulares alternativos: da igualdade à eqüidade. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, Fundação Carlos Chagas, v. 36, n. 128, p. 269-298, maio/ago. 2006.
PIUNTI, Juliana C. P. Diferentes aprendizagens na perspectiva de alunos de um curso pré-vestibular comunitário. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009.
SANTOS, Renato Emerson Nascimento dos. A difusão do ideário anti-racista nos vestibulares para negros e carentes. In: SANTOS, Sales Augusto (Org.). Ações afirmativas e combate ao racismo nas Américas. Brasília: Ministério da Educação, 2005. p. 229-249.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.