Processos de socialização: diferentes aprendizagens em um curso pré-vestibular popular

Autores/as

  • Juliana Cristina Perlotti Piunti UFSCar
  • Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira UFSCar

Resumen

Este artigo tem por objetivo apresentar resultados de uma pesquisa de mestrado que analisou as aprendizagens envolvidas num curso pré-vestibular comunitário, no interior do estado de São Paulo. Com base no referencial teórico de Paulo Freire e Pérez Gómez, assumimos a concepção de indivíduo enquanto sujeito histórico e social e de aprendizagem enquanto possibilidade de socialização secundária. Os dados que deram corpo a este trabalho foram obtidos entre alunos e ex-alunos, a partir de entrevistas e observações de campo e, posteriormente, foi feita a análise temática dos depoimentos. A perspectiva destes estudantes em relação às diferentes aprendizagens desencadeadas no cursinho comunitário mostrou que é possível para eles aprender para ter acesso ao ensino superior, aprender com os professores e aprender conteúdos do ensino médio. Concluímos que, nesse espaço, a socialização secundária permite aos alunos diversos êxitos, e, portanto, esse pode ser considerado um “espaço de possibilidades”.

Biografía del autor/a

Juliana Cristina Perlotti Piunti, UFSCar

Cientista Social (UFSCar). Mestre em Educação (UFSCar).

Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira, UFSCar

Doutora em Educação (UFSCar). Professora do Departamento de Metodologia de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar.

Citas

BACCHETTO, João Galvão. Cursinhos pré-vestibulares alternativos no município de São Paulo (1999 a 2000): a luta pela igualdade no acesso ao ensino superior. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora, 1994.

BONFIM, Talma Alzira. O CAPE em nossas vidas: a visão de um grupo de alunos, ex-alunos e colaboradores sobre um curso pré-vestibular gratuito. 2003. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Faculdade de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.

CARVALHO, José Carmello Braz. Os cursos pré-vestibulares comunitários e seus condicionantes pedagógicos. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 128, p. 299-326, maio/ago. 2006.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

______. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

______. Educação e mudança. 7. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

______. Extensão ou comunicação? 10. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

______. Cartas a Cristina: reflexões sobre minha vida e minha práxis. 2. ed. São Paulo: Unesp, 2003.

______. Educação como prática da liberdade. 24. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.

GIMENO SACRISTÁN, Jose; PÉREZ GÓMEZ, A.I. Compreender e transformar o ensino. Tradução de Ernani F. da Fonseca Rosa. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 8. ed. São Paulo: Hucitec, 2004.

MITRULIS, Eleny; PENIN, Sônia Teresinha de Souza. Pré-vestibulares alternativos: da igualdade à eqüidade. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, Fundação Carlos Chagas, v. 36, n. 128, p. 269-298, maio/ago. 2006.

PIUNTI, Juliana C. P. Diferentes aprendizagens na perspectiva de alunos de um curso pré-vestibular comunitário. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009.

SANTOS, Renato Emerson Nascimento dos. A difusão do ideário anti-racista nos vestibulares para negros e carentes. In: SANTOS, Sales Augusto (Org.). Ações afirmativas e combate ao racismo nas Américas. Brasília: Ministério da Educação, 2005. p. 229-249.

Publicado

2013-06-07

Cómo citar

Piunti, J. C. P., & Oliveira, R. M. M. A. de. (2013). Processos de socialização: diferentes aprendizagens em um curso pré-vestibular popular. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (30). Recuperado a partir de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/203

Número

Sección

Artigos