Tecnologia no cotidiano escolar: tensões na presença e na ausência

Autores/as

  • Luiz Fernando Gomes Uniso

Resumen

A tecnologia é líquida; permeia praticamente todas nossas práticas sociais. Ela é influenciadora, mesmo na sua ausência. Este trabalho discute algumas tensões provocadas pelas tecnologias da comunicação e da informação no contexto escolar. Tendo como base duas pesquisas realizadas em 2009 com alunos e professores universitários sobre o uso de tecnologias na educação e à luz das teorias sobre escrita multimodal e redes sociais de aprendizagem, procurou-se responder à questão: quais os usos que professores e alunos têm feito das tecnologias digitais no cotidiano escolar? As análises dos dados revelaram alguns pontos nevrálgicos que tensionam as certezas da escola e dos professores, tais como a desterritorialização da escola, o crescente uso das linguagens visuais e suas relações com o letramento digital e a exclusão tecnológica.

Biografía del autor/a

Luiz Fernando Gomes, Uniso

Professor titular do Programa de Mestrado em Educação da Uniso, coordenador do Centro de Educação e Tecnologia da Uniso e presidente da ABEHTE – Associação Brasileira de Estudos de Hipertexto e Tecnologias Educacionais.

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Publicado

2013-06-07

Cómo citar

Gomes, L. F. (2013). Tecnologia no cotidiano escolar: tensões na presença e na ausência. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (30). Recuperado a partir de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/195

Número

Sección

Artigos