Formação de professores no contexto da Educação Matemática

Autores

  • Eliane Maria Vani Ortega UNESP-Presidente Prudente
  • Vinicio de Macedo Santos USP

Resumo

O texto trata da questão da formação de professores no contexto da Educação Matemática. Procuramos discutir pontos relacionados à natureza da Educação Matemática, suas motivações históricas e aspectos do seu processo de constituição e institucionalização como área do conhecimento dentro do campo educacio­nal. Trata-se de um esforço realizado por diferentes autores na direção da caracterização de um estatuto epistemológico da Educação Matemática, a vocação da pesquisa nesse domínio, situando aí a temática da formação dos professores como objeto de investigação, sua relevância e perspectivas sinalizadas. Assim, a partir desse contexto, apresentamos um levantamento bibliográfico sobre a questão do desenvolvimento profissional do professor de matemática, explicitando e diferenciando conceitos pertinentes ao tema.

Biografia do Autor

Eliane Maria Vani Ortega, UNESP-Presidente Prudente

Doutoranda em Educação pela FE/USP. Profa. do Depto. Educação FCT/UNESP-Presidente Prudente.

Vinicio de Macedo Santos, USP

Pós-doutor pela Universidad de Sevilla, Espanha. Doutor em Educação pela USP. Prof. do Depto. de Metodologia de Ensino e Ed. Comparada da FE/USP.

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Publicado

2013-06-06

Como Citar

Ortega, E. M. V., & Santos, V. de M. (2013). Formação de professores no contexto da Educação Matemática. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (26). Recuperado de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/192

Edição

Seção

Ponto de Vista