O Reuni Digital e a conformação de uma agenda para a educação superior brasileira no pós-covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i62.1770

Palavras-chave:

reuni digital, organizações internacionais, pandemia, universidade pública

Resumo

O objetivo deste texto é analisar o contexto e o Programa de Expansão do Ensino a Distância nas Universidades Federais (Reuni Digital), lançado em abril de 2021, pelo Ministério da Educação, na gestão de Milton Ribeiro. Tratamos ainda das recomendações do Banco Mundial e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) para a educação superior – a partir do contexto da pandemia de covid-19 −, tendo como enfoque as propostas de intensificação de “eadedização”. A metodologia tem como fundamento o materialismo histórico-dialético e a abordagem crítico-interpretativa, a partir das análises de documentos das literaturas especializadas, notícias e entrevistas em sites e imprensa. Trabalhamos com o pressuposto de que o Programa RD tem por objetivo reconfigurar as IFES pela platamorfização da educação superior, produzindo a indistinção entre o público e o privado e entre as modalidades de ensino EAD e presencial.

Biografia do Autor

Lara Carlette Thiengo, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Pós-doutoranda em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Professora adjunta da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) − Campus Diamantina

Cezar Luiz De Mari, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Doutor e mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina  (UFSC)  e  graduado  em  Filosofia, também  pela  UFSC.  Atualmente,  é  docente  associado da Universidade  Federal  de  Viçosa (UFV). Atua  no Programa  de  Pós-Graduação  em  Educação (PPGE) da UFV. Membro da International  Gramsci  Society (Seção  BR-2015/RJ). Líder do  Grupo  de  Pesquisa  Educação,  Conhecimento  e  Processos  Educativos.

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Publicado

2023-05-04

Como Citar

Thiengo, L. C. ., & De Mari, C. L. . (2023). O Reuni Digital e a conformação de uma agenda para a educação superior brasileira no pós-covid-19 . Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 28(62), 193–214. https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i62.1770

Edição

Seção

Dossiê: Recomendações dos Organismos Multilaterais para a Educação da América Latina e Caribe em contextos de crise