Ser professor: identidade histórica que se constrói no desempenho de papéis

Autores/as

  • Maria Gladis Sartori Proença UEMS
  • Lucrécia Stringhetta Mello UFMS

Resumen

Este artigo aborda a temática da identidade docente, considerando-a num movimento dialético decorrente dos vários papéis que se assumem ao longo da vida. Autores como Ciampa (1987), Freire (1993), Pereira (1996), Libâneo (2005) articulam a evolução dos conceitos e discussões nos estudos sobre a temática. Os metaestudos, balanços ou tendências oferecem formas de realizar investigações, fundamentos e análises, como o trabalho de Nóvoa (1995) e Mello (2004). Este texto aborda a questão da conceitualização de identidade e os elementos constitutivos do ser professor. O professor faz parte do contexto histórico, mas está sendo levado a pôr em segundo plano seus projetos educativos. É essencial concretizar seus projetos pessoais e profissionais, que podem ser instrumentos de transformação do que está posto na sociedade.

Biografía del autor/a

Maria Gladis Sartori Proença, UEMS

Doutoranda em Educação na UFMS. Professora Mestre da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS e bolsista da Fundect.

Lucrécia Stringhetta Mello, UFMS

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS e integrante do Departamento de Educação do Campus de Três Lagoas/UFMS.

Citas

BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: Cia das Letras, 1994. p. 405-452.

CIAMPA, Antonio da Costa. Identidade. In: LANE, S.T.M.; CODO, W. (orgs.). O homem em movimento. 5. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987. p. 59-75.

______. A estória do Severino e a história da Severina: um ensaio de Psicologia Social. São Paulo: Brasiliense, 1987.

DOTTA, Leanete Thomas. Representações sociais do ser professor. Campinas, SP: Alínea, 2006.

ERIKSON, Erik H. Identidade, juventude e crise. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Miniaurélio Século XXI Escolar: o minidicionário da língua portuguesa. 4. ed. rev. ampliada. Rio de janeiro: Nova Fronteira, 2001.

FREIRE, Paulo. Política e educação. São Paulo: Cortez, 1993.

GOFFMAN, Erving. A representação do eu na vida cotidiana. Trad. Maria Célia Santos Raposo. Petrópolis-RJ: Vozes, 1975.

KRAMER Sonia; SOUZA Solange Jobim. Experiência humana, história de vida e pesquisa: um estudo da narrativa, leitura e escrita de professores. Texto elaborado para ser apresentado na XVII Reunião Anual da Anped, maio de 1994.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos para quê? 8. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

MELLO, Lucrécia Stringhetta. Pesquisa interdisciplinar: um processo em construção. Campo Grande-MS: Editora UFMS, 2004.

MORETTINI, Marly T. A constituição do professor e a atividade docente: implicações da psicologia histórico-cultural. In: URT, S. C. (org.). Psicologia e práticas educacionais. Campo Grande-MS: Editora UFMS, 2000.

MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social. Trad. Pedrinho A. Guareschi. Petrópolis-RJ: Vozes, 2003.

NÓVOA, Antonio. Vidas de professores. 2. ed. Porto-Portugal: Editora Porto, 1995.

PEREIRA, Marcos Vilela. A estética da professoralidade: um estudo interdisciplinar sobre a subjetividade do professor. São Paulo: PUC, 1996.

SACRISTÁN, Gimeno; GOMEZ, A.T.Pérez. Compreender e transformar o ensino. Trad. Ernani F. da Fonseca. 4. ed. São Paulo: Artes Médicas, 1998.

SEVERINO, Antônio Joaquim. O conhecimento pedagógico e a interdisciplinaridade: o saber como intencionalização da prática. In: FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Didática e interdisciplinaridade. 5. ed. Campinas-SP: Papirus, 1998.

SOUZA, Clarilza Prado de Sousa. Estudos de representações sociais em educação. Revista de Psicologia da Educação, PUC, São Paulo, n. 14,15, p. 285-323, 1º e 2º sem. de 2002.

Publicado

2013-06-05

Cómo citar

Proença, M. G. S., & Mello, L. S. (2013). Ser professor: identidade histórica que se constrói no desempenho de papéis. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (28). Recuperado a partir de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/166

Número

Sección

Artigos