Ser professor: identidade histórica que se constrói no desempenho de papéis

Authors

  • Maria Gladis Sartori Proença UEMS
  • Lucrécia Stringhetta Mello UFMS

Abstract

Este artigo aborda a temática da identidade docente, considerando-a num movimento dialético decorrente dos vários papéis que se assumem ao longo da vida. Autores como Ciampa (1987), Freire (1993), Pereira (1996), Libâneo (2005) articulam a evolução dos conceitos e discussões nos estudos sobre a temática. Os metaestudos, balanços ou tendências oferecem formas de realizar investigações, fundamentos e análises, como o trabalho de Nóvoa (1995) e Mello (2004). Este texto aborda a questão da conceitualização de identidade e os elementos constitutivos do ser professor. O professor faz parte do contexto histórico, mas está sendo levado a pôr em segundo plano seus projetos educativos. É essencial concretizar seus projetos pessoais e profissionais, que podem ser instrumentos de transformação do que está posto na sociedade.

Author Biographies

Maria Gladis Sartori Proença, UEMS

Doutoranda em Educação na UFMS. Professora Mestre da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS e bolsista da Fundect.

Lucrécia Stringhetta Mello, UFMS

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS e integrante do Departamento de Educação do Campus de Três Lagoas/UFMS.

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Published

2013-06-05

How to Cite

Proença, M. G. S., & Mello, L. S. (2013). Ser professor: identidade histórica que se constrói no desempenho de papéis. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (28). Retrieved from https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/166

Issue

Section

Artigos