A produção do conhecimento e a Política Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I)
Resumen
Este artigo tem como objetivo apresentar análises parciais do estudo sobre produção do conhecimento no contexto da política de expansão da educação superior pós-LDB. Buscamos discutir em que medida o ideário de “sociedade do conhecimento” tem influenciado as políticas nacionais voltadas para Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), bem como os principais desdobramentos da política nacional para esse setor e seus principais impactos na produção do conhecimento.
Citas
ARRIGHI, Giovanni. O longo século XX: dinheiro, poder e as origens de nosso tempo. Trad. de Vera Ribeiro, revisão de trad. César Benjamim. 5. reimp. Rio de Janeiro: Contraponto; São Paulo: Editora Unesp, 2006.
BANCO MUNDIAL. Educación Superior nel desarrollo de los países. Washington, DC: Educación Desarrollo Humano, 1980. Disponível em: <www.suc.unam.mx/riseu/hemeroteca/>. Acesso em: 17 jan. 2004
______. La enseñanza superior.: lecciones derivadas de la experiencia (1995). Washington DC. Disponível em: <www.suc.unam.mx/riseu/hemeroteca/>.
______. Educación superior en los países en desarrollo.: peligro y promesas. Washington, DC: Grupo de Trabajo conjunto Banco Mundial-UNESCO sobre educación superior y sociedad, 2000. Disponível em: <www.suc.unam.mx/riseu/hemeroteca/>. Acesso em: 2 out. 2003.
______. Construir sociedades del conocimiento: nuevos retos para la educación terciária. Washington, DC: Banco Mundial, 2003. Disponível em: <www.obancomundical.org.ar/>.
BELL, D. O advento da sociedade pós-industrial.: uma tentativa de previsão social. São Paulo: Cultrix, 1973.
BOURDIEU, Pierre. Contrafogos 2: por um movimento social europeu. Trad. de André Telles. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
BRASIL. Ministério da Ciência e Tecnologia. Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Fundos Setoriais: Relatório de gestão – 2007-2009. Brasília, 2010.
______. Ministério da Ciência e Tecnologia. Ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento nacional. Plano de Ação 2007-2010. Brasília, 2007.
______. Ministério da Ciência e Tecnologia. Plano plurianual de ciência e tecnologia do governo federal – PPA 1996-1999. Brasília, 1996.
______. Ministério de Ciência e Tecnologia. 25 anos de MCT: raízes históricas da criação de um ministério. Rio de Janeiro: Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, 2010.
______. Ministério da Ciência e Tecnologia. Livro Branco: ciência, tecnologia e inovação. Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2002.
BURCH, Sally. Sociedad de la información/Sociedad del conocimiento. In: AMBROSI, Alain; PEUGEOT, Valérie; PIMIENTA, Daniel. Palabras en juego: enfoques multiculturales sobre las sociedades de la información. França: C & F Éditions, 2005. Disponível em: <http://www.vecam.org/article697.html>. Acesso em: mar. 2006.
CHAUÍ, Marilena. A universidade pública sob nova perspectiva. Conferência de abertura da Associação Nacional de Pesquisadores em Educação - ANPEd. Poços de Caldas, 5 de outubro de 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n24/n24a02.pdf>. Acesso em: 30 out. 2010.
DIAS SOBRINHO, José. Dilemas da educação superior no mundo globalizado: sociedade do conhecimento ou economia do conhecimento? São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005.
IANNI, Octavio. Enigmas da modernidade-mundo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.
______. Teorias da globalização. 11. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
______. Capitalismo, violência e terrorismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.
ORGANIZACIÓN MUNDIAL DEL COMERCIO (OMC). Acuerdo por el que se establece la Organización Mundial del Comercio, Anexo 1b - Acuerdo General sobre el Comercio de Servicios. Disponível em: <www.wto.org/spanish/docs_s/legal_s/04-wto.pdf>. Acesso em: fev. 2007.
ORGANIZAÇÃO NAÇÕES UNIDAS (ONU). Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Informe sobre desarrolo humano 2001, Poner el adelanto tecnológico al servicio del desarrollo humano. México: Ediciones Mundi-Prensa, 2001. Disponível em: <http://www.pnud.org>. Acesso em: set. 2001.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA EDUCAÇÃO CIÊNCIA E CULTURA - UNESCO. Tendências da educação superior para o século XXI: Conferência Mundial sobre o Ensino Superior. Anais... Paris, 5-9 out. 1999.
______. Informe Mundial de la UNESCO: Hacia las sociedades del conocimiento. Ediciones UNESCO, 2005. Disponível em: <http://www.unesco.org/publications>. Acesso em: mar. 2007.
______. INSTITUTO INTERNACIONAL DA UNESCO PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR NA AMÉRICA LATINA E NO CARIBE - IESALC. Informe sobre la educación superior en América Latina y el Caribe. 2000-2005. La metamorfosis de la educación superior. Caracas, mayo de 2006.
______. Universidade na encruzilhada: anais do Seminário Universidade, Por que e Como Reformar? Brasília, ago. 2003a. Disponível em: <http://www.unesco.org.br/publicacoes/livros/univencruzilhada/mostra_documento>. Acesso em: jun. 2007.
PACHECO, Américo Pacheco. Entrevista realizada em 23 de dezembro de 2002. In: CASTRO, Maria Helena Castro (Org.). Universidade e Governo: professores da Unicamp no período FHC. São Paulo: Escuta, 2003.
SANTOS, Catarina de Almeida. A expansão da educação superior rumo à expansão do capital: interfaces com a educação a distância no Brasil, 2008. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, 2008. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-25092009-163728/pt-br.php>. Acesso em: nov. 2010.
STIGLITZ. Joseph E. Os exuberantes anos 90: uma nova interação da década mais próspera da história Trad. de Sylvia Maria S. Cristóvão dos Santos, Dante Mendes Aldrighi, José Francisco de Lima Gonçalves e Roberto Mazzer Neto. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
SALLES FILHO, Sergio. Política de Ciência e Tecnologia no I PND (1972/74) e no I PBDCT (1973/74). Revista Brasileira de Inovação, v. 1, n. 2, jul./dez. 2002.
______. Política de Ciência e Tecnologia no III PBDCT (1980/1985). Revista Brasileira de Inovação, v. 2, n. 2, jul./dez. 2003.
VIDEIRA, Antonio Augusto Passos. BRASIL. MINISTÉRIO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA. 25 anos de MCT: raízes históricas da criação de um ministério. Rio de Janeiro: Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.