Soldados da fé: missão e escola entre os índios Itatim
Resumen
A História da Educação e dos missionários jesuítas que atuaram entre os índios Itatim (1631-1659) pode ser analisada a partir da biografia de missionários da Companhia de Jesus, sua relação com a expansão comercial europeia e o protagonismo indígena. O processo homogeneizador da diversidade étnica e cultural, cuja forma mais clara foi a colonização e o combate aos costumes dos Itatim, mediante uma educação concebida enquanto catequese, não pode ser a única possibilidade hermenêutica da ação dos índios nessa região. A instalação da escola nas Missões do Itatim foi um processo negociado de significados, pois, no contexto da Reforma Católica, a escola foi o palco onde se desenrolaram cenas para aumentar o rebanho e garantir a posse dos aldeamentos. A abordagem passou pela contextualização das estratégias educativas dos jesuítas. Colonizar os Itatim implicou etnocídio, intolerância e perdas territoriais.
Citas
ARRÓSPIDE, José Luis Rouillon. Antonio Ruiz de Montoya y las reducciones del Paraguay. Asunción: CEPAG, 1997.
CORTESÃO, Jaime (Org.). Jesuítas e Bandeirantes do Itatim. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, 1951.
DE ANGELIS, P. La Colección de Documentos de Pedro de Angelis y el Diario de Diego de Alvear. LXXV. Buenos Aires: Facultad de Filosofia e Letras – Talleres/Casa Jacobo Peuser, 1941.
ELLIOTT, J. H. A Espanha e a América nos Séculos XVI e XVII. In BETHELL, Leslie (Org.). História da América Latina.: América Latina Colonial. 2. ed. São Paulo: EDUSP, 2004. v. I.
FERREIRA Jr., Amarílio; BITTAR, Marisa. Pluralidade lingüística, escola de bê-á-bá e teatro jesuítico no Brasil do século XVI. Educação & Sociedade, Campinas, v. 25, n. 86, p. 171-195, abr. 2004.
FRANCA, Leonel. O método pedagógico dos jesuítas. Rio de Janeiro: Agir, 1952.
FURLONG, Guillermo. Los Jesuítas y la Cultura Rioplatense. Montevideo: Urta y Curbelo, 1933.
______. Misiones y sus Pueblos Guaranies. Buenos Aires: [s.n.], 1962.
GUEVARA, Jose. Historia del Paraguay, Río de la Plata y Tucumán. In: DE ANGELIS, Pedro. Colección de obras y documentos relativos a la Historia Antigua y Moderna de las provincias del Río de La Plata. Buenos Aires: Imprenta del Estado, 1836. Tomo Segundo. Disponível em: Alicante: Biblioteca Virtual Cervantes, 2002. Acesso em: 30 jul. 2006.
JOUANEN, Jose. Historia de la Compañía de Jesús en la antigua provincia de Quito.: 1570-1774. Quito: Editorial Ecuatoriana, 1941. Tomo I. Disponível em: Alicante: Biblioteca Virtual Cervantes, 2002. Acesso em: 30 jul. 2006
MAEDER, Ernesto. Cartas Anuas de la Provincia Jesuitica del Paraguay (1632-1634). Resistencia – Argentina: Instituto de Investigaciones Geohistóricas, 2001.
MELIÁ, Bartomeu; TEMPLE, Dominique. El don, la venganza y otras formas de economía guaraní. Assunção: CEPAG, 2004.
MONTOYA, Antônio Ruiz de. Conquista espiritual. 2. ed. Porto Alegre: Martins Livreiro, 1997.
NEVES, Luiz Felipe Baêta. Antônio Vieira. In: FÁVERO, Maria de Lourdes de Albuquerque; BRITTO, Jader de Medeiros. Dicionário de educadores no Brasil. 2. ed. aum. Rio de Janeiro: Editora UFRJ / MEC-Inep-Comped, 2002. p. 138-145.
TAQUES, Pedro. A expulsão dos jesuítas do Collegio de S. Paulo. São Paulo: Companhia Melhoramentos, [s.d.].
SCHADEN, Egon. Aspectos fundamentais da cultura guarani. 3. ed. São Paulo: Edusp, 1974.
SCHMIDEL, Ulrico. Viaje al Rio de la Plata. Buenos Aires: Cabaut y Cía., 1903. Disponível em: Alicante: Biblioteca Virtual Cervantes, 2001. Acesso em: 30 jul. 2006.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.