Tecnologia educacional e suas implicações no contexto de ensino e de aprendizagem

Autores/as

  • Maria Cristina Lima Paniago Lopes UCDB

Resumen

Este trabalho faz parte das pesquisas desenvolvidas em um grupo de estudos e pesquisa sobre tecnologia educacional e educação a distância e tem como objetivo discutir algumas implicações da inserção da tecnologia educacional no contexto de ensino e de aprendizagem. No primeiro momento, apresentamos alguns posicionamentos frente ao uso das tecnologias no contexto educacional. Em seguida, discutimos a questão da interatividade como fator importante nesta proposta de inserção da tecnologia educacional na prática docente. Após, pontuamos a necessidade de acrescentar a este contexto a reflexão e o espírito crítico, no sentido de incorporar a tecnologia, mais especificamente o computador, na educação sem ceticismo, indiferença ou otimismo, como instrumento pedagógico e também como objeto de estudo. Por fim, apresentamos reflexões sobre a apropriação do computador sob a perspectiva de inclusão digital e com possibilidades de novas posturas educacionais que contemplem um processo de ensino-aprendizagem aberto às diferenças individuais e coletivas.

Biografía del autor/a

Maria Cristina Lima Paniago Lopes, UCDB

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação– Mestrado e Doutorado – da Universidade Católica Dom Bosco; líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologia Educacional e Educação a Distância (GETED).

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Publicado

2013-06-04

Cómo citar

Lopes, M. C. L. P. (2013). Tecnologia educacional e suas implicações no contexto de ensino e de aprendizagem. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (31). Recuperado a partir de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/142

Número

Sección

Artigos