Saberes docentes: natureza, aquisição e uso no contexto da sala de aula

Autores/as

  • Herivelto Moreira Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Resumen

O objetivo deste estudo foi verificar como professores do ensino médio adquirem e utilizam o conhecimento no contexto da sala de aula. Optou-se pela pesquisa qualitativa de natureza interpretativa. As técnicas de coleta de dados foram a entrevista individual semiestruturada e a observação participante, ambas ferramentas da etnografia. A amostra constituiu-se de três professores do ensino médio de uma escola estadual do município de Curitiba-PR. Os principais resultados do estudo mostram que o saber mais valorizado pelos três professores participantes deste estudo é o saber científico, embora também valorizem o saber pedagógico, mas a busca por este conhecimento se dá apenas pela leitura de livros que abordam estas questões. Outro saber que os professores valorizam sobremaneira é o saber da experiência que, na verdade, é o saber mais utilizado pelos professores no dia-a-dia da sala de aula.

Biografía del autor/a

Herivelto Moreira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Doutor em Educação, Professor da Universidade Tecnológica
Federal do Paraná.

Citas

CONELLY, Michael; CLANDININ, Jean; FANG HE, Ming. Teachers’ personal practical knowledge on the professional knowledge landscape. Teaching and Teacher Education, v.13, n.7, p.665-674, 1997.

GLASER, Barney; STRAUSS, Anselm. The discovery of grounded theory. Chicago: Aldine, 1967.

MONTEIRO, Ana Maria Fereira da Costa. Professores: entre saberes e práticas. Educação e Sociedade, Campinas, v.22, n.74, 2001.

MOREIRA, Herivelto et al. A concepção de conhecimento profissional e sua aquisição por professores do ensino médio. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, Salvador, v.15, n.25, p. 227-238, jan./jun. 2006ª.

MOREIRA, Herivelto. A escola e o desenvolvimento profissional do professor. Revista Comunicações, Unimep, ano 13, n.2 p.132-149, nov. 2006b.

MOREIRA, Herivelto; CALEFFE, Luiz Gonzaga. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.

PERRENOUD, Philippe. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação: perspectivas sociológicas. Lisboa, Portugal: Dom Quixote, 1993.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores - saberes da docência e identidade do professor. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, v. 22, n 2, p. 72-89, jul./dez. 1996.

______. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, E. (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002.

SHULMAN, Lee. Paradigms and research programs in the study of teaching: a contemporary perspective. In: WITTROCK, M.C. (Ed.). Handbook of research on teaching. 3. ed. New York: Mac Millan, 1986. p.3-36.

______. Knowledge and teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational Review, v. 57, n. 1, p. 1-22, February 1987.

TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação, n.13, 2000.

______. Saberes docentes e formação profissional. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2003.

TARDIF, Maurice; RAYMOND, Danielle. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação & Sociedade, n.73, p.209-244, 2000.

VASCONCELOS, Celso. Construção do conhecimento em sala de aula. 12. ed. São Paulo: Libertad, 2002. Cadernos Pedagógicos do Libertad 2.

Publicado

2013-06-04

Cómo citar

Moreira, H. (2013). Saberes docentes: natureza, aquisição e uso no contexto da sala de aula. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (29). Recuperado a partir de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/138

Número

Sección

Artigos