“Caderno do Gestor”, “Caderno do Professor” e “Caderno do Aluno”: considerações sobre o currículo oficial do estado de São Paulo

Autores/as

  • Catarina André Hand UNISO
  • Vicente de Paula Almeida Júnior Universidade de Sorocaba (UNISO).

Resumen

Apresentamos, neste texto, algumas considerações acerca do currículo oficial do Estado de São Paulo. Especificamente, voltamos a nossa atenção para os Cadernos produzidos para materializar a concepção e a proposta curricular no Estado a partir do ano de 2008, entre eles Caderno do Gestor, Caderno do Professor e Caderno do Aluno. A nosso ver, os Cadernos editados pelo Governo do Estado têm, na sua origem, relação com as políticas educacionais formuladas desde os anos 90, período em que foi definido um conjunto de diretrizes calcadas no conceito de gestão enquanto (i) racionalização organizacional, (ii) padrão de gestão e (iii) melhoria de qualidade. Nesse âmbito, as orientações educacionais propostas e implementadas revelam uma visão interessada nos aspectos gerenciais e administrativos do trabalho ducativo, complementada com uma paulatina transferência das responsabilidades estatais com relação à educação para a escola e a comunidade local.

Biografía del autor/a

Catarina André Hand, UNISO

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação
na Universidade de Sorocaba (UNISO).

Vicente de Paula Almeida Júnior, Universidade de Sorocaba (UNISO).

Professor da Universidade de Sorocaba (UNISO).

Citas

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Publicado

2013-06-04

Cómo citar

Hand, C. A., & Júnior, V. de P. A. (2013). “Caderno do Gestor”, “Caderno do Professor” e “Caderno do Aluno”: considerações sobre o currículo oficial do estado de São Paulo. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (29). Recuperado a partir de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/137

Número

Sección

Artigos