Narrativas da violência: ecosofia à margem no cotidia no escolar

Autores/as

  • Ivan Fortunato UNESP
  • Marta Catunda UNISO

Resumen

Nesse trabalho, apresentamos posição reflexiva, com apoio da ecosofia de Guattari, para analisar ou mesmo reencantar a relação que há entre educação e sociedade, para compreensão mais detida dessa violência que envolve o cotidiano escolar, que possa revelar e estimular um diálogo intenso sobre o assunto. Nesse sentido indicamos algumas saídas iniciais ou motivações partindo dos testemunhos dos próprios atores do processo educativo Para aproximar desse movimento crísico, como a reterritorialização da sala de aula e das relações do aprender – porque o discurso acadêmico não deve somente legitimar o estadode barbárie, ou tratá-lo como caso de policia, mas propor aos professores uma atitude concreta para movimentar a dinâmica ecológica que desperte uma profunda reflexão em relação à valorização da vida.

Biografía del autor/a

Ivan Fortunato, UNESP

Doutorando em Geografia pelo IGCE-UNESP. Mestrando em Educação pela UNINOVE. Pedagogo pela FCLAr-UNESP.

Marta Catunda, UNISO

Doutoranda em Educação pela UNISO. Mestre em Comunicação pela ECA-USP. Pedagoga pela UFMT. Bolsista CAPES.

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Publicado

2013-06-03

Cómo citar

Fortunato, I., & Catunda, M. (2013). Narrativas da violência: ecosofia à margem no cotidia no escolar. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (31). Recuperado a partir de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/134

Número

Sección

Artigos