Concepções multiculturais na pesquisa sobre formação de professores

Autores/as

  • André Luiz Sena Mariano UEPG

Resumen

Este texto procura discutir a forma pela qual o multiculturalismo tem sido focalizado na pesquisa sobre formação de professores. Partindo do reconhecimento do multiculturalismo como campo polissêmico, procurou-se investigar se esta polissemia também pode ser encontrada na pesquisa sobre a formação docente. Assim, estabeleceu-se um recorte temporal entre os anos de 2000 a 2006 e elegeu-se como fonte de coleta de dados os trabalhos apresentados na ANPEd e no ENDIPE e os artigos publicados em periódicos. Como principais resultados, é possível apontar que tal polissemia pode ser encontrada, especialmente, entre os estudos que assumem a perspectiva multicultural crítica, a intercultural e a pós-colonial. Por fim, constata-se que os resultados dos textos selecionados revelam um tratamento mais próximo de uma acepção conservadora.

Biografía del autor/a

André Luiz Sena Mariano, UEPG

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professor Adjunto do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da Universidade Estadual de Ponta Grossa (DEMET/UEPG).

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Publicado

2013-06-03

Cómo citar

Mariano, A. L. S. (2013). Concepções multiculturais na pesquisa sobre formação de professores. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (31). Recuperado a partir de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/129

Número

Sección

Artigos