A qualidade na educação: uma exigência possível
Resumen
Este texto apresenta uma reflexão acerca da educação de qualidade enquanto instrumento central constitutivo de uma docência, formação, ensino e aprendizagem de boa qualidade. Parto do pressuposto de que a educação de qualidade tem como substrato a dimensão política, visando formar o educando como sujeito capaz de compreender o mundo do trabalho e produzir reflexão crítica da cultura. Portanto, ao abordar a qualidade da educação na atualidade, na dimensão do pedagógico, lançamo-nos a uma discussão que não pode ser reduzida a sala de aula, visto que o conhecimento e a vida são tecidos no universo social. Enfim, trazemos à discussão o pressuposto de que o ato educativo de qualidade é aquele que possibilita ao educando “espantar-se” e “admirar-se” com o processo de construção de um sujeito coletivo, comprometido com a transformação social.
Citas
CARVALHO, Ademar de Lima. Os caminhos perversos da educação: a luta pela apropriação do conhecimento no cotidiano da sala de aula. Cuiabá: Edufmt, 2005.
FREIRE, P. Pedagogia da indignação. São Paulo: Unesp, 2000.
______. Pedagogia do oprimido. 18. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.
______. Educação e mudança. 23. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
______. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1991.
______. Pedagogia dos sonhos possíveis. FREIRE, Ana Maria Araújo (Org.). São Paulo: Editora UNESP, 2001.
______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários á prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
______. Pedagogia da esperança: um encontro com a Pedagogia do oprimido. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.
GADOTTI, Moacir. A escola e o professor: Paulo Freire e a paixão de ensinar. São Paulo: Publisher Brasil, 2007.
PARO, Vitor Henrique. Gestão escolar, democrática e qualidade do ensino. São Paulo: Ática, 2007.
RIOS, Terezinha Azeredo. Compreender e ensinar: por uma docência de melhor qualidade. São Paulo: Cortez, 2001.
WOGEL, Lívio dos Santos. Ócio do oficio: contribuições da pedagogia do ócio para a formação de professores. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2007.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.