A escola como espaço/tempo de negociação de identidades e diferenças

Autores/as

  • Ricardo Vieira Instituto Politécnico de Leiria

Resumen

A escola proporciona um espaço e um tempo de encontros, desencontros, de interculturalidade, detensões sociais e culturais, também, mas, sempre, de oportunidade de completude do eu pessoal. A (re)construção da identidade pessoal e social é um processo complexo e intrínseco a cada individuo (eu sou exclusivamente eu, embora tenha muitos outros e de outros em mim), não é uma mera reprodução da esfera social e cultural onde ele se movimenta. Abordamos aqui as metamorfoses culturais que ocorrem na identidade dos sujeitos, seja nos professores, seja nos alunos, ao nível da gestão das diversidades na própria identidade pessoal.

Biografía del autor/a

Ricardo Vieira, Instituto Politécnico de Leiria

Professor Coordenador com Agregação na Escola Superior de Educação de Ciências Sociais, do Instituto Politécnico de Leiria e Investigador do CIID - Centro de Investigação Identidade(s) e Diversidade(s), do IPL - Instituto Politécnico de Leiria, Portugal (www.ciid.ipleiria.pt).

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Publicado

2013-06-03

Cómo citar

Vieira, R. (2013). A escola como espaço/tempo de negociação de identidades e diferenças. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (31). Recuperado a partir de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/114

Número

Sección

Dossiê