Mulher, esposa, doméstica, mãe, educadora: ­subsídios para uma reflexão sobre os provérbios ­moçambicanos no contexto escolar

Authors

  • Carla Maria Ataíde Maciel Universidade Pedagógica

Abstract

Neste artigo, identifico e analiso os valores culturais preconizados pelos provérbios de vários grupos étnicos do norte, centro e sul de Moçambique. Mostro que tanto nas sociedades matrilineares como nas sociedades patrilineares circulam provérbios que valorizam a mulher nos seus papéis tradicionais de esposa, dona de casa,  mãe e educadora de crianças (filhos). Há também provérbios que perpetuam os estereótipos de género, pois exprimem uma dicotomização e complementariedade entre o masculino e o feminino, determinando os papéis do homem e da mulher no trabalho de campo e no lar. Esse conhecimento irá permitir a incorporação dos provérbios nos livros e manuais escolares das várias disciplinas curriculares e a reflexão crítica sobre os valores culturais neles representados.  Irá também permitir que professores e alunos ganhem consciência dos estereótipos de género que podem impedir a participação efetiva das mulheres em várias atividades que promovem o desenvolvimento económico e social de Moçambique.

Palavras-chave: Mulher. Mãe. Contexto escolar.

References

BASÍLIO, G. Os saberes locais e o novo currículo do Ensino Básico em Moçambique. Maputo: Texto Editores, 2012.

CONSTITUIÇÃO da República de Moçambique. Maputo: Imprensa Nacional de Moçambique, 2004.

DANIEL, J. Lowlands and liquor: gender, mateka e cash crops in Mueda District, Cabo Delgado Province. In: WATERHOUSE, R.; VIJFHUIZEN, C. Strategic women gainful men: gender, land, and natural resources in different rural contexts in Mozambique. Maputo: Núcleo de Estudos da Terra e Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal, 2001. p. 179-198.

DIAS, H. As tensões e as dicotomias na educação em Moçambique. Proler, Maputo, p. 21-24, 2002.

FRANCISCO, Z. L. O ensino da química em Moçambique e os saberes culturais locais. 2004. Tese (Doutorado em Educação Currículo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.

LOPES, A. J. The language situation in Mozambique. In: KAPLAN, R. B.; BALDAUF JR., R. B. (Ed.). Language Planning in Malawi, Mozambique and the Philippines. Great Britain: Short Run Press, 1999. p.86-132.

MACIEL, C. M. A. Bantu oral narratives in the training of EFL teachers in Mozambique. 2007. Tese (Doutorado em Estudos de Língua Inglesa) – Illinois State University, EUA.

______. Culturas tradicionais no currículo moçambicano. In: COLÓQUIO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES – CURRÍCULO NA CONTEMPORANEIDADE: INTERNACIONALIZAÇÃO E CONTEXTOS LOCAIS, 11. Atas... Braga, Portugal, Universidade do Minho, 2014. p. 2023-2032.

MINZO, A. B. et al. Reflectindo sobre género, educação e sexualidade. Maputo, Moçambique: Educar, 2011.

PAMPALK, J. Nzerumbawiri: provérbios Sena. Maputo, Moçambique: Paulinas, 2008.

POLÍTICA de Género e Estratégia da sua Implementação. Maputo: Ministério da Mulher e Acção Social, 2008.

SCHIPPER, M. Source of all evil: african proverbs and sayings on women. London: Ivan Dee, 1991.

WATERHOUSE, R.; VIJFHUIZEN, C. Introduction. In: ______. Strategic women, gainful men: gender, land, and natural resources in different rural contexts in Mozambique. Maputo, Moçambique: Núcleo de Estudos da Terra e Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal, 2001. p. 5-30.

Published

2015-06-26

How to Cite

Maciel, C. M. A. (2015). Mulher, esposa, doméstica, mãe, educadora: ­subsídios para uma reflexão sobre os provérbios ­moçambicanos no contexto escolar. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (39), p. 63–72. Retrieved from https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/838

Issue

Section

Artigos