Ensino de História Militar na Academia da Força Aérea: fundamentos e concepção de ensino aplicados

Authors

  • Tania Regina Pires de Godoy Torres de Oliveira

Abstract

Este artigo apresenta a prática de ensino de História Militar na Academia da Força Aérea Brasileira (AFA), na qual sou docente. Abordaremos a base que orienta a elaboração dos programas de matérias existentes na Academia da Força Aérea Brasileira, e as condições objetivas impostas pela realidade de uma base militar no processo educativo, realçando os objetivos da prática pedagógica castrense[i] na formação de um ideário junto à liderança da Força, ideário este que representa a transmissão dos valores da instituição militar como um todo, das ações e formas de conceber o mundo e sua prática profissional por parte dos militares. Além disso, será apresentado o vínculo do processo educativo ao sucesso adquirido nas avaliações, que afetam diretamente a carreira do profissional militar em sua classificação, o que torna o estudo, por parte dos cadetes, uma prática pragmática que visa, basicamente, sucesso nas provas e não, necessariamente, o aprendizado.


[i] O termo “castrense” é definido como aquele próprio do estado e da profissão militar. É tudo concernente ao Exército. De Torres, Guillermo C.. Diccionario Militar, Tomo I, p. 749.

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Published

2013-11-12

How to Cite

Oliveira, T. R. P. de G. T. de. (2013). Ensino de História Militar na Academia da Força Aérea: fundamentos e concepção de ensino aplicados. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (13). Retrieved from https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/563

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Artigos