Reorganização da rede de ensino fundamental da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo: distribuição pelos distritos de inclusão e exclusão social do município de São Paulo

Authors

  • José Geraldo Silveira Bueno

Abstract

Este trabalho procura verificar como se tem distribuído as escolas  de ensino fundamental da rede estadual de São Paulo - a partir da reorganização da rede física encetada pela Secretaria Estadual de Educação, em 1995, que separou os alunos de 1ª às 4ªa  dos de 5ª a 8ª séries em escolas distintas - em distritos de inclusão e de exclusão social do município de São Paulo, tendo como base o estudo de Sposati (1996),  verificando que, nos primeiros, essa redistribuição está praticamente completada, enquanto que, nos últimos, ela ainda não abrange a cerca de 40% das escolas. Analisa estas diferenças em distintos distritos, constatando que  o processo de reorganização, independente do discurso e das possíveis intenções dos dirigentes, parece privilegiar exatamente aqueles que menos necessitam, pois os alunos das camadas populares são os que, mais uma vez, têm menor possibilidades de usufruir de política que tem sido justificada como um avanço pedagógico em relação às formas anteriores de organização de escolas fundamentais.

References

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SPOSATI, Aldaíza. (1996), Mapa da exclusão/inclusão social da cidade de São Paulo. São Paulo, EDUC-Editora da PUCSP.

Published

2013-11-12

How to Cite

Bueno, J. G. S. (2013). Reorganização da rede de ensino fundamental da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo: distribuição pelos distritos de inclusão e exclusão social do município de São Paulo. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (13). Retrieved from https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/560

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Artigos