Educação indígena: a história oral como processo de reafirmação da identidade étnica dos índios Terena
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i15.533Abstract
O presente estudo faz parte do desdobramento de uma pesquisa realizada em parceria com os índios Terena do centro urbano de Campo Grande –MS– e também com um grupo de professores indígenas da Universidade Católica Dom Bosco O objetivo maior foi o de construir conjuntamente uma proposta metodológica de investigação etno-histórica que pudesse reafirmar a identidade cultural dos Terena, além de oferecer subsídios para a qualificação da prática docente em escolas de ensino fundamental, freqüentadas, majoritariamente, por alunos indígenas. Para maior coerência da investigação, que contava com a parceria de pesquisadores pertencentes a uma sociedade ágrafa, a história oral serviu de suporte teórico-metodológico; sob essa orientação, buscou-se compreender de que forma esses índios entendiam o seu pertencimento étnico-cultural, e qual seria a dinâmica de organização político-social ao se deslocarem da Aldeia para a cidade.
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