Desafios da Complexidade e novas tendências de reconceptualização curricular
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i15.523Abstract
O acelerado desenvolvimento científico e tecnológico, bem como a decorrente mudança na natureza das arquitecturas sociais e das relações interpessoais, que a partir do processo de mundialização se observam, determinam profundas alterações no modo como os cidadãos percebem, representam e compreendem o mundo. Com o presente texto, que decorre de um trabalho de pesquisa desenvolvido em Portugal pelos autores, procura-se contribuir para a compreensão das implicações educacionais de tais mudanças e que apontam para uma nova filosofia curricular no quadro do desenvolvimento de novas competências de cidadania. O objectivo é reflectir acerca dos princípios de fundamentação curricular na sua relação com os saberes básicos, com a reorganização dos sistemas educativos, com a investigação e com a formação de professores. Procura-se ainda evidenciar a relação entre o conjunto de novos princípios de fundamentação curricular decorrente da pesquisa e as propostas que, nesse âmbito, são feitas no domínio da mais recente legislação portuguesa.
References
Conselho Nacional de Educação - Seminário “Qualidade e Avaliação da Educação. Para um Contrato Socio-educativo”, Lisboa, 2002.
Decreto-lei nº 6/2001, in Diário da República-I Série-A, nº 15 de 18 de Janeiro de 2001.
Lei de Bases do Sistema Educativo, Lei nº 46/86 de 14 de Outubro in Diário da República, Lisboa, 1986.
Ministério da Educação (DEB) – “Currículo Nacional do Ensino Básico. Competências Essenciais,” Lisboa, 2001.
Ministério da Educação (DEB) – “Organização Curricular e Programas. 1º ciclo do Ensino Básico” (2ª Ed.), Lisboa, 1998.
Ministério da Educação (DEB) – “Gestão Flexível do Currículo. Escolas Partilham Experiências”, Lisboa, 2001.
Ministério da Educação (DEB) – “Reorganização Curricular do Ensino Básico. Princípios, Medidas e Implicações”, 2001. in http.//www.deb.min-edu.pt/rcurricular/reorganizacao-curricular-EB. Disponível em 10.05.2002.
RODRIGUES, M.J., Seminário do Conselho Nacional de Educação, Estratégias de Desenvolvimento e Qualidade da Educação, Lisboa, Março de 2002.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.