A instrução primária sorocabana: uma história através da historiografia do Grupo Escolar Antonio Padilha

Authors

  • Leandro Petarnella Universidade Nove de Julho
  • Maria Lucia de Amorim Soares Universidade de Sorocaba/SP.

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i27.208

Abstract

Com o surgimento das escolas primárias é que se firma a cultura escolar como objeto histórico, no Brasil. Porém, esse objeto é um conjunto de circunstâncias econômicas, sociais, políticas e geográficas que são traçadas no decorrer do tempo dando origem e formato à história e à historiografia da cultura escolar. Com isso, estudar o papel dos grupos escolares e as articulações políticas que se fazem no e ao redor de um determinado grupo, desde sua fundação até os dias atuais, ou às vezes sua extinção, é estudar as convergências e contradições, principalmente políticas, que vêm sustentando a república no Brasil. Para tanto, este trabalho busca reconstruir parte da história do Grupo Escolar Antonio Padilha fazendo a leitura do recorte histórico de 1896 a 1913 – período de fundação e instalação definitiva do Grupo Escolar.

Author Biographies

Leandro Petarnella, Universidade Nove de Julho

Mestre e doutorando em Educação pela Universidade de
Sorocaba, atualmente é professor titular do Departamento de Ciências Gerenciais da Universidade Nove de Julho, em São Paulo/SP. Endereço: Rua Adolfo Pinto, 109 - Barra
Funda – São Paulo-SP

Maria Lucia de Amorim Soares, Universidade de Sorocaba/SP.

Doutora em Ciências: Geografia Humana pela Universidade de São Paulo, atualmente é professora titular do programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade
de Sorocaba/SP. Endereço: Av. Dr. Eugênio Salerno,
100/140 - Jd. Santa Terezinha – Sorocaba/SP - 18035-430.

References

ALMEIDA, Aloísio de. Sorocaba – 3 séculos de história. Sorocaba: Ottoni, 2002.

GASPAR, Antonio Francisco. Sorocaba de ontem. [s.l.; s.n.], 1954.

ALEIXO IRMÃO, José. Loja Perseverança III e Sorocaba. Sorocaba: Fundação Ubaldino do Amaral, 1969.

JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, SP, n. 1, p. 9-43, jan./jun. 2001.

LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Editora da UNICAMP, 1994.

LOWENTHAL, David. Como conhecemos o passado. Revista de Estudos Pós-Graduados em História e do Departamento de História da PUC/SP – Trabalhos de memória, São Paulo, nov. 1998. Projeto História 17.

MAGALHÃES, Justino. Contributo para a história das instituições educativas – entre a memória e o arquivo. In: autor??? Para a história do ensino liceral em Portugual. Braga: Universidade do Minho, 1999.

MARCILIO, Maria Luiza. História da Escola em São Paulo e no Brasil. São Paulo: Imprensa Oficial, 2005.

MENON, Og Natal. A educação escolarizada em Sorocaba entre o Império e a República. 2000. Tese (Doutorado) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.

MEIRA, Regina de Fátima. Memórias e histórias de ex-professoras do Grupo Escolar Antonio Padilha. 2005. Dissertação (Mestrado) – Universidade de Sorocaba, Sorocaba-SP.

SOUZA, Rosa Fátima de. Templos de civilização: a implantação da escola primária graduada no Estado de São Paulo. São Paulo: Editora da UNESP, 1998.

Arquivos Escolares:

Acervo: Escola Estadual “Antonio Padilha” – Sorocaba, São Paulo:

Livro de frequência – Escola Mista Rural da Vila Barcelona, 1925.

Livro de correspondência – Grupo Escolar Antonio Padilha, 1925.

Livro Diário de Atividades – Inspetor Distrital de Ensino, 1925.

Arquivos digitais disponíveis na internet:

Conselho Estadual de Patrimônio Histórico (CONDEPHAAT). Disponível em: <www.crmariocovas.sp.gov.br>. Acesso em: 18 nov. 2006.

Jornais e outros arquivos:

Recenseamento do Brasil de 1872 e 1920, Rio de Janeiro: Typ. do Estado.

A Instrução Pública em Sorocaba. Grupo Escolar Antonio Padilha. Jornal Cruzeiro do Sul, Anno XI, n. 2228, 22/10/1913.

Pelas Fábricas. Jornal O Operário, ano III, n. 94, 6/8/1911.

Por entre os echos da victoria. Jornal O Operário, ano III, n. 96, 20/8/1911, p. 02.

Published

2013-06-07

How to Cite

Petarnella, L., & Soares, M. L. de A. (2013). A instrução primária sorocabana: uma história através da historiografia do Grupo Escolar Antonio Padilha. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (27). https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i27.208

Issue

Section

Artigos