Babies in focus: rethinking participation in early childhood education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.20435/serieestudos.v30i68.2062

Keywords:

teaching practices, babie’s participation, intergenerational relationships

Abstract

Working with babies in daycare centers involves considering their specificities, potential, voice, power of social action/agency, and ability to participate in their life contexts. Based on this perspective, Early Childhood Education settings have been undergoing restructuring, especially in the way adults act with babies and in the organization of collective space-time. However, these changes don't always truly ensure that babies have their right to participate realized. However, these changes do not always fully realize babies' right to participate. This study aims to explore how intergenerational relationships in a daycare setting either constrain or facilitate babies' participation. It is based on a visual ethnography conducted with babies in a collective educational context in Portugal. We define participation as allowing babies to actively “take part” in matters concerning them, rather than merely “being part of” the environment. The study reveals that opportunities for participation are most evident during free activities, where intergenerational relationships are fostered through shared power and processes of listening and negotiation. Conversely, in basic caregiving activities, participation is more constrained, with the focus often on provision rather than on ensuring the baby's active involvement.

Author Biographies

Andreia Rodrigues Abreu, Universidade do Minho

Doutora em Estudos da Criança pela Universidade do Minho, Portugal. Mestre em Educação e Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Vale do Itajaí. Realizou pesquisas com crianças que privilegiam a sua escuta, por meio de abordagens qualitativas, com ênfase na Educação Infantil e no 1° ano do Ensino Fundamental. Atualmente vem dedicando-se a estudar os bebés e a sua participação no cotidiano da creche, a partir da Sociologia da Infância.

Angela Scalabrin Coutinho, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutora em Estudos da Criança pela Universidade do Minho.  Mestre e graduada em Educação Infantil pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora do curso de Pedagogia e da linha de pesquisa no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da linha Educação e Infância da Universidade Federal de Santa Catarina. Dedica-se a estudar as políticas públicas com ênfase no tema das desigualdades sociais, com foco na creche e no acesso dos bebês à creche. Foi coordenadora do GT07 – Educação de Crianças de 0 a 6 anos e está como vice-presidente sul da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd).

Natália Fernandes, Universidade do Minho

PhD em Educação pela Universidade do Minho, Braga, Portugal. Professora associada com Agregação na Universidade do Minho, Instituto de Educação, Departamento de Ciência Sociais da Educação. A sua área de investigação é a Sociologia da Infância. Os seus interesses de investigação relacionam-se com os direitos das crianças, com os novos paradigmas de investigação com crianças e com as questões éticas que os envolvem. Autora de publicações individuais e em parceria em livros e revistas, bem como a participação em congressos nacionais e internacionais, em que tem discutido a questão dos direitos de participação das crianças e a visibilidade das crianças como cidadãos e sujeitos de direitos. Integra algumas redes europeias em Direitos da Criança, nomeadamente a Children’s Rights European Academic Network, da qual é fundadora e atual cocoordenadora. 

References

ABREU, Andréia Rodrigues. A participação como direito e princípio norteador da prática com os bebês, no contexto coletivo da creche. In: CARVALHO, Janaina Nogueira Maia; ADEGAS, Fernanda Victória Cruz; SILVA, Camila Ferreira da. Diálogos com a sociologia da infância: mídias, escola, cinema, linguagens e questões interdisciplinares. Campo Grande: UFMS, 2024. p. 153-73.

ALDERSON, Priscilla. Younger children’s individual participation in “all matters affecting the child”. In: PERCY-SMITH, Barry; THOMAS, Nigel. A handbook of children and young people's participation: perspectives from theory and practice. London: Routledge, 2010. p. 88-96.

ASSIS, Jaqueline. A importância do brincar livre: criança brinca com o que? In: FRIEDMANN, Adriana (Org.). Abrir-se à escuta das vozes infantis. São Paulo: Phorte, 2023. p. 105-28.

BORDENAVE, Juan. O que é Participação? 8. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

CORSARO, Willian. Sociologia da infância. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.

CORSARO, Willian. Entrada no campo, aceitação e natureza da participação em estudos etnográficos com crianças pequenas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 26, n. 91, p. 443-64, 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302005000200008

COUTINHO, Angela Scalabrin. O corpo e a ação social dos bebês na creche. Poiésis, Tubarão, v. 4, n. 8, p. 221 – 233, 2011. DOI: https://doi.org/10.19177/prppge.v4e82011221-233

COUTINHO, Angela Scalabrin. A ação social dos bebês: um estudo etnográfico no contexto da creche. Tese (Doutorado em Estudos da Criança) - Instituto de Educação, Universidade do Minho, Braga, 2010.

DELALANDE, Julie. Le concept d'enfant acteur est-il déjà périmé? Réflexions sur des ouvertures possibles pour un concept toujours à questionner. AnthropoChildren, [S. l.] n. 4, 2014.

FALK, Judit (Org.). Educar os três primeiros anos: a experiência Pikler-Lóczy. Tradução: Suely A. Mello. 4. ed. São Paulo: Omnisciência, 2021.

FERNANDES, Natália. Infância, Direitos e Participação: representações, práticas e poderes. Porto: Afrontamento, 2009.

FERNANDES, Natália; TOMÁS, Catarina. A participação infantil: discussões teóricas e metodológicas. In: MAGER, Myriam; MÜLLER, Verônica Regina; SILVESTRE, Eliana; MORELLI, Ailton. Práticas com crianças, adolescentes e jovens: Pensamentos decantados. Maringá: Editora da Universidade Estadual de Maringá, 2011. p. 251-70.

GABRIEL, Norman. The Sociology of early childhood: critical perspectives. London: Sage, 2017. DOI: https://doi.org/10.4135/9781473982918

GIDDENS, Anthony. Dualidade da estrutura: agência e estrutura. Tradução: Rui P. Pires. Oeiras: Celta, 2000.

GONZALEZ-MENA, Janet; EYER, Dianne. O cuidado com bebês e crianças pequenas na creche: um currículo de educação e cuidados baseado em relações qualificadas. Porto Alegre: Penso, 2014.

GUIMARÃES, Daniela. Relações entre bebês e adultos na creche: o cuidado como ética. São Paulo: Cortez, 2011.

HULTGREN, Frances; JOHANSSON, Barbro. Including babies and toddlers: a new model of participation. Children's Geographies, [S. l.], v. 17 n. 4, p. 375-87, 2018. DOI: https://doi.org/10.1080/14733285.2018.1527016

JAMES, Allison. Agency. In: QVORTRUP, Jens; CORSARO, William; HONIG, Michael-Sebastian. The Palgrave Handbook of Childhood Studies. London: Palgrave Macmillan, 2009. p. 34- 45.

JAMES, Allison; JAMES, Adrian. Key concepts in childhood studies. London: Sage, 2012. DOI: https://doi.org/10.4135/9781526435613

JAMES, Allison; PROUT, Alan. Constructing and Reconstructing Childhood. London: Falmer Press, 1990.

LANSDOWN, Gerison. The realisation of children’s participation rights: critical reflections. In: PERCY-SMITH, Barry; THOMAS, Nigel. A handbook of children and young people's participation: perspectives from theory and practice. New York: Routledge, 2010. p. 11-23.

NASTRI, Carla. Gestos que narram a descoberta de mundo: o que as crianças nos contam sobre suas pesquisas e descobertas em seus diálogos sem palavras. In: FRIEDMANN, Adriana (Org.). Abrir-se à escuta das vozes infantis. São Paulo: Phorte, p. 27-47, 2023.

PROUT, Alan. Reconsiderando a nova Sociologia da Infância. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 20, n. 141, p. 729-50, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742010000300004

PROUT, Alan. The future of childhood. London: Routledge Falmer. 2005 DOI: https://doi.org/10.4324/9780203323113

RICHTER, Sandra Regina Simonis; BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Os bebês interrogam o currículo: as múltiplas linguagens na creche. Educação, Santa Maria, v. 35, n. 1, p. 85-96, 2010. DOI: https://doi.org/10.5902/198464441605

RINALDI, Carlina. O ambiente da infância. In: CEPPI, Giulio; ZINI, Michele. Crianças, espaços e relações: como projetar ambientes para educação infantil. Porto Alegre: Penso, p. 122-128, 2013.

RODRIGUES, Andréia. O bebé participa? Contributos a partir da Sociologia da Infância. 2020. Tese (Doutorado em Estudos da Criança) - Instituto de Educação, Universidade do Minho, Braga, 2020.

SARMENTO, Manuel Jacinto. A criança cidadã: vias e encruzilhadas. Imprópria, [S. l.], n. 2, p. 45-49, 2012.

SARMENTO, Manuel Jacinto; FERNANDES, Natália; TOMÁS, Catarina. Políticas Públicas e Participação Infantil. Educação. Sociedade & Culturas, Porto, n. 20, p. 183-206, 2007.

SARMENTO, Manuel Jacinto. Gerações e alteridade: interrogações a partir da sociologia da infância. Educação & Sociedade, Campinas, v. 26, n. 91, p. 361-378, 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302005000200003

SCHULER, Elisa. Rastros: o que pode emergir quando escutamos as crianças que nos habitam? In: FRIEDMANN, Adriana (Org.). Abrir-se à escuta das vozes infantis. São Paulo: Phorte, p. 153-63, 2023.

TISDALL, Kay. The Transformation of Participation? Exploring the Potential of “Transformative Participation” for Theory and Practice around Children and Young People's Participation. Sage Journals, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 183-93, 2013. DOI: https://doi.org/10.2304/gsch.2013.3.2.183

TOMÁS, Catarina. Há muitos mundos no mundo: cosmopolitismo, participação e direitos da criança. Porto: Afrontamento, 2011.

TREVISAN, Gabriela. Somos as pessoas que temos de escolher, não são as outras pessoas que escolhem por nós" Infância e cenários de participação pública: uma análise sociológica dos modos de codecisão das crianças na escola e na sociedade. 2014. Tese (Doutorado em Estudos da Criança) - Instituto de Educação, Universidade do Minho, Braga, 2014.

VASCONCELOS, Gisele. Você vai ter que aprender a desobedecer! A participação das crianças na relação pedagógica: um estudo de caso na educação infantil. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.

WEBER, Max. Conceitos Sociológicos Fundamentais. Lisboa: Edições 70, 2012.

WYNESS, Michael. Children's participation and intergenerational dialogue: Bringing adults back into the analysis. Sage Journauls, [S. l.], v. 20, n. 4, 2012. DOI: https://doi.org/10.1177/0907568212459775 DOI: https://doi.org/10.1177/0907568212459775

WYNESS, Michael. Childhood. Cambridge: Key Concepts, 2014.

Published

2025-04-02

How to Cite

Rodrigues Abreu, A. ., Scalabrin Coutinho, A. ., & Fernandes, N. . (2025). Babies in focus: rethinking participation in early childhood education. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 30(68), 25–46. https://doi.org/10.20435/serieestudos.v30i68.2062

Issue

Section

Dossiê: Por uma ética do cuidado na docência de 0-3 anos: das pedagogias de educação infantil às didáticas na creche