A “Ciência” na concepção de alunos indígenas: um estudo visando à construção de contextos de relações interculturais
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i27.193Abstract
Tendo como pressuposto que cada cultura desenvolve seus saberes específicos e que o modo como estes são percebidos pode influenciar as relações que as culturas constroem entre si, foi realizada uma pesquisa com objetivo de (1) identificar as concepções de ciência presentes entre alunos kaiowá e guarani e (2) discutir suas implicações na construção de relações interculturais na escola. Por meio de aplicação de um questionário a alunos indígenas foi verificado que eles percebem a ciência, em geral, como o próprio ambiente e também como um saber derivado de atividade experimental, individual, utilitária, masculina, a-histórica e acabada. Apesar de terem identificado essas concepções com a ciência produzida pela sociedade não índia, os alunos conceberam também o índio como cientista que produz saberes válidos para o seu povo e para os não índios. Diante desses resultados, considerou-se a necessidade de serem problematizadas tais concepções a fim de propiciar melhor compreensão sobre os modos de produção de saberes de diferentes culturas e construir possibilidades de diálogo entre elas.
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