O político e o jurídico na aproximação do conhecimento ao capital produtivo

Authors

  • João dos Reis Silva Júnior UFSCar
  • Eduardo Pinto e Silva UFSCar
  • Leonardo Sacramento UFSCar

Abstract

As mudanças no sistema político e jurídico brasileiros relacionadas à mundialização do capital e às especificidades do ajuste da economia e do Estado brasileiros ao Consenso de Washington tendem a aproximar as pesquisas e produção do conhecimento na universidade pública brasileira aos interesses do capital industrial e financeiro. Aponta-se para o papel dos Planos Nacionais de Pós-Graduação (PNPGs) e das leis de incentivo ao conhecimento em Ciência, Tecnologia & Inovação neste processo. Considera-se que, sob mediação dos PNPGs e da legislação, são criadas as condições institucionais objetivas para aprodução de conhecimento tecnológico passível de ser incorporado ao sistema produtivo. A possibilidade deste de vir agregar valor às mercadorias, no entanto, necessitaria ser analisada com base em dados que transcendem os limites e escopo deste artigo.

Author Biographies

João dos Reis Silva Júnior, UFSCar

Doutor em Educação PUC-SP. Professor do Departamento de Educação e do PPGE (UFSCar).

Eduardo Pinto e Silva, UFSCar

Doutor em Educação UNICAMP. Professor do Departamento de Educação e PPGE (UFSCar).

Leonardo Sacramento, UFSCar

Mestrando em Educação do PPGE (UFSCar).

References

BRASIL. Conselho de Ensino Superior. Parecer n. 977/65, aprovado em 3 dez. 1965.

BRASIL. MEC. I Plano Nacional de Pós-Graduação (1975-1979). Ministério da Educação e Cultura (MEC)/Conselho Nacional de Pós-Graduação/Departamento de Documentação e Divulgação. Brasília, 1975.

______. ______. II Plano Nacional de Pós-Graduação (1982-1985). Ministério da Educação (MEC)/ Secretaria de Ensino Superior (SESu)/Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Brasília, 1982.

______. ______. III Plano Nacional de Pós-Graduação (1986-1989). Ministério da Educação (MEC)/ Secretaria de Ensino Superior (SESu)/Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Brasília, 1986.

______. ______. V Plano Nacional de Pós-Graduação (2005-2010). Ministério da Educação (MEC)/ Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Brasília, 2005.

BRASIL. Ministério da Educação/ Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Portaria Normativa n. 7/2009. Disponível em: <portal.mec.gov.br/dmdocuments/port_normt_07_220609.pdf>. Acesso em: 12 dez. 2009.

______. Presidência da República. Decreto 5.563/2005. Disponível em: <www.planalto.gov.br/.../2005/Decreto/D5563.htm>. Acesso em: 10 mar. 2010a.

______. Presidência da República. Lei 11.196/2005. Disponível em: <www.planalto.gov.br/.../2005./lei/L11196.htm>. Acesso em: 10 mar. 2010b.

______. Presidência da República. Lei 10.973/2004. Disponível em: <www.planalto.gov.br/.../_ato2004.../2004/Lei/L10.973.htm>. Acesso em: 10 mar. 2010c.

______. Presidência da República. Lei 8.959/1994. Disponível em: <www.planalto.gov.br/.../Leis/L8958.htm>. Acesso em: 12 fev. 2010d.

______. Presidência da República. Lei 8.666/93. Disponível em: <www.planalto.gov.br/ccivil.../Leis/L8666cons.htm>. Acesso em: 12 fev. 2010e.

CHESNAIS, François. A mundialização do capital. São Paulo: Xamã, 1996.

FIORI, José Luís. Em busca do dissenso perdido.: ensaios sobre a festejada crise do Estado. Rio de Janeiro: InSight Editorial, 1995.

HOSTINS, Regina Célia Linhares. Os planos nacionais de pós-graduação (PNPG) e suas repercussões na pós-graduação brasileira. Perspectiva, Florianópolis, v. 24, n. 1, p. 133-160, jan./jun. 2006.

MANCEBO, Deise. Reforma universitária: reflexões sobre a privatização e a mercantilização do conhecimento. Educação e Sociedade, Campinas, v. 5, n. 88, p. 845-866, out. 2004.

______. Reflexões sobre a pós-graduação no Brasil: novos rumos e o pragmatismo como fundamento. In: CHAVES, Vera Lucia Jacob; SILVA JÚNOR, João dos Reis (Orgs.). Educação superior no Brasil e diversidade regional. Belém: EDUFPA, 2008. Cap. 8, p.171-187.

MARTINS, Carlos Benedito. Memória e objetivos do IV PNPG. BRASIL. MEC. V Plano Nacional de Pós-Graduação (2005-2010). Ministério da Educação (MEC) / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Brasília, 2005. Nacional.

MARX, Karl. Elementos fundamentales para la crítica de la economia política (Grundrisse) 1857~1858. Buenos Aires: Siglo Veinteuno, 1987. v. 2.

______. O capital. 2.ed. São Paulo: Centauro, 2004. Capítulo VI Inédito.

PAULANI, Leda Maria. Brasil delivery.: servidão financeira e estado de emergência econômico. São Paulo: Boitempo, 2008.

______. Teoria da inflação inercial: um episódio singular na história da ciência econômica no Brasil? In: LOUREIRO, Maria Rita (Org.). 500 anos de ciência econômica no Brasil. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997. Cap. 4, p.159-179.

SGUISSARDI, Valdemar; SILVA JÚNIOR, João dos Reis. Trabalho intensificado nas federais: pós-graduação e produtivismo acadêmico. São Paulo: Xamã, 2009.

SILVA, Eduardo Pinto e; SILVA JÚNIOR, João dos Reis. Estranhamento e desumanização nas relações de trabalho na instituição universitária pública. Revista Histedbr On-Line, número especial, p. 223-238, ago. 2010.

Published

2013-06-04

How to Cite

Silva Júnior, J. dos R., Silva, E. P. e, & Sacramento, L. (2013). O político e o jurídico na aproximação do conhecimento ao capital produtivo. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (30). Retrieved from https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/152

Issue

Section

Dossiê